Filhos e nora são indiciados por abandono de idoso em Montenegro

Foto: Reprodução

Dois filhos e uma nora de um idoso deixado em frente a uma casa em Montenegro, no Vale do Caí, enfrentam acusações de abandono, após investigação conduzida pela Polícia Civil. O inquérito foi concluído recentemente e encaminhado à Justiça ontem (4). A informação inicial é de GZH.

A polícia determinou que os dois irmãos negligenciaram a responsabilidade de cuidar do pai, um senhor de 76 anos, resultando em um incidente que ocorreu em 18 de agosto. Imagens registradas mostram um homem chegando de carro em frente à casa do irmão, deixando uma cadeira de praia próxima ao portão e levando o pai até o local. Ele bate palmas e sai logo em seguida. O idoso permanece ali por cerca de 15 minutos.

Ao ser questionado pelos policiais, o homem que aparece no vídeo alegou que agiu assim porque viu seu irmão dentro da casa. O irmão confirmou estar presente no local, mas afirmou que estava no quarto, acabara de acordar e não ouviu a movimentação.

Contudo, as mensagens obtidas durante a investigação sugerem que o morador da casa e sua esposa combinaram que ele diria que não havia percebido a chegada do pai. Na época do ocorrido, vizinhos presenciaram a situação e alertaram o casal. A nora do idoso teria saído do trabalho para cuidar do sogro, mesmo com o marido presente em casa.

Os três foram indiciados com base no artigo 99 do Estatuto do Idoso, que trata de situações em que o idoso fica exposto a riscos à sua integridade e saúde, seja física ou mental. A pena pode chegar a dois anos de prisão.

Além disso, o filho que reside na casa onde o idoso foi deixado também foi indiciado por outro caso de abandono ocorrido dois meses antes. Segundo a polícia, ele viajou com a família enquanto o pai estava hospitalizado e prestes a receber alta.