Lei que aumenta penalidade para receptores de fios furtados é sancionada em PoA

Foto: Divulgação/PMPA

Foi sancionada na quinta-feira, (13), em Porto Alegre, a lei de combate a receptação de materiais furtados. A partir de agora, os ferros-velhos e depósitos que forem encontrados com hidrômetros, fios, cabos telefônicos, tampas de bueiro e outros materiais provenientes de serviços de internet e televisão receberão uma punição mais severa.

Segundo a lei, caso o responsável pelo local não consiga comprovar a propriedade dos materiais em até cinco dias, eles serão apreendidos e destinados à reciclagem ou destruição.

Além disso, o local será interditado e haverá a cassação dos alvarás de localização e funcionamento. Também será aplicada uma multa. Estabelecimentos que reabrirem sem autorização podem ser proibidos de funcionar por pelo menos dois anos.

Quase 20 pessoas já foram presas

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, nos últimos meses houve uma redução nos índices de furto e roubo de fios. No que diz respeito dos semáforos, a diminuição foi de 87% entre março e junho.

Para combater os crimes de furto e receptação, o poder público tem intensificado a operação “Ferros-Velhos”. Até agora, foram efetuadas 18 prisões, dois foragidos foram capturados, 23 ferros-velhos foram interditados e 38 estabelecimentos autuados.