UFSM é destaque em ranking internacional como a universidade mais atuante no combate à fome e erradicação da pobreza

Foto: Divulgação/UFSM

A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou o THE Impact Ranking, que avalia as instituições de ensino em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Na América Latina, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) obteve destaque no combate à fome e desenvolvimento da agricultura sustentável, além de liderar pesquisas e ações voltadas para a erradicação da pobreza e implementação dos objetivos.

A UFSM conquistou a melhor colocação no Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ficando em primeiro lugar na América Latina e em 24º lugar mundial, entre 647 instituições avaliadas. Nesse ODS, são analisadas as pesquisas sobre fome, ensino de sustentabilidade alimentar e comprometimento no combate ao desperdício de alimentos, tanto nos campi quanto nas regiões de atuação da universidade.

Além disso, a universidade alcançou o primeiro lugar no Brasil em outros dois Objetivos: o ODS 1 – Erradicação da Pobreza, que avalia as pesquisas realizadas sobre pobreza e o suporte oferecido aos estudantes e cidadãos pobres das comunidades locais, e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Neste último, a universidade teve um crescimento significativo nos últimos anos, alcançando a pontuação de 84,5 pontos e liderando no país. Essa avaliação analisa como as universidades apoiam os ODS por meio de colaborações internacionais, promoção de melhores práticas e divulgação de dados.

O THE Impact Ranking é um importante levantamento internacional do ensino superior, e essa é a quinta edição que avalia as universidades com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando áreas como pesquisa, administração, extensão e ensino.