38ª Maratona de Porto Alegre: Saiba tudo sobre o evento que movimentará o fim de semana

Foto: Evandro Oliveira/AF/Divulgação

A 38ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre está chegando movimentará a capital neste fim de semana. O evento contará com a participação de 16 mil corredores de 16 países diferentes nas provas da rústica (7,310 km), meia maratona (21,970 km) e maratona (42,195 km).

No sábado, a rústica terá início às 7h, seguida pela meia maratona às 7h10min. É importante ficar atento aos bloqueios de trânsito nas áreas onde as competições serão realizadas. A avenida Diário de Notícias será fechada a partir das 23h de sexta-feira. As avenidas Edvaldo Pereira Paiva e o cruzamento das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva também serão bloqueadas a partir das 5h30min.

No domingo, a maratona começará às 7h para homens e mulheres, com a prova para cadeirantes iniciando cinco minutos antes, às 6h55min. O percurso da maratona passará por várias avenidas, como Padre Cacique, Edvaldo Pereira Paiva, Guaíba, Wenceslau Escobar, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva, Presidente João Goulart, Borges de Medeiros, Érico Veríssimo, Azenha e João Pessoa, entre outras. Portanto, é importante estar ciente dos bloqueios e desvios de trânsito.

Os bloqueios de trânsito para a maratona serão mais extensos, devido ao maior percurso. A avenida Diário de Notícias será a primeira a ser interrompida, a partir das 23h de sábado. Em seguida, ocorrerão os bloqueios nas avenidas Edvaldo Pereira Paiva (5h30min), no cruzamento das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva (a partir das 5h30min), na avenida João Pessoa (a partir das 6h40min) e na avenida da Azenha (a partir das 7h).

Também haverá mudanças nos trajetos do transporte coletivo, afetando 52 linhas de ônibus e cinco linhas de lotação. Por isso, pode ocorrer alterações nos horários, mas a EPTC garante que todas as viagens serão realizadas.