Morre Rosalina Conceição, ex-presidente e porta-estandarte da Bambas da Orgia

Foto: Arquivo Pessoal

A baluarte Rosalina Conceição faleceu ontem (8) aos 65 anos. Figura importante no Carnaval de Porto Alegre, Rose atuou por quase 50 anos na Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia, considerada a escola de samba mais antiga da capital. Ela morreu devido a uma infecção generalizada.

Rose iniciou sua carreira na Bambas da Orgia, sucedendo Onira Pereira como porta-estandarte. Duarte os anos, ela acumulou diversos prêmios nessa posição e, mesmo quando parou de dançar, continuou envolvida com a escola. Em 2001, tornou-se a primeira mulher a presidir a Bambas. A baluarte ocupou o cargo de presidente até 2012, estabelecendo o mandato mais longo na história da escola.

A carnavalesca realizava hemodiálise duas vezes por semana e controlava a diabetes, além de lidar com outras condições de saúde. Segundo Rafael Silveira Lopes, ex-genro e filho de religião de Rosalina, o falecimento foi uma surpresa para amigos e familiares, mesmo que ela tenha passado seus últimos dias no hospital. Lopes relata que, além da infecção generalizada, a morte foi causada por insuficiência renal e respiratória, além de uma infecção urinária.

Rosalina não tinha filhos biológicos ou adotivos, mas foi responsável pela criação e cuidados de três de seus oito sobrinhos. Ela também era conhecida como Mãe Rosalina de Oxum e Lopes afirma que ela era uma verdadeira mãe para todos os filhos de religião.

Rose deixa seus filhos, afilhados, parentes de sangue e de religião, além de dezenas de amigos e fãs. O velório começou na noite de ontem na casa da família e continuará até as 14h de hoje (9), quando ocorrerá o sepultamento na Capela 1 do Cemitério Ecumênico João XXIII, no bairro Medianeira, em Porto Alegre.