Lula pede que Caixa suspenda cobrança nas transferências via Pix para empresas

Foto: Agência Brasil

Nesta terça-feira (20), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a suspensão da cobrança de taxa nas transferências via Pix para clientes com contas jurídicas na Caixa Econômica Federal.

Segundo Costa, o pedido foi feito com o objetivo de suspender temporariamente a taxa até que o presidente retorne na semana seguinte. Ele afirmou: “Vamos aguardar o retorno do presidente para avaliar essa medida. Foi o próprio presidente que solicitou.”

Essa medida estava programada para entrar em vigor em 19 de julho. No entanto, pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) continuariam isentos de taxas.

Questionado sobre a suspensão da cobrança, Costa disse que conversou com a presidente da Caixa e que ela ficou surpresa com a repercussão, já que todos os outros bancos já realizam essa cobrança. “Segundo a informação que ela me passou, todos os bancos já cobram essa taxa das empresas com contas jurídicas. A Caixa era a única exceção devido a questões técnicas e tecnológicas“, afirmou. “Ela não esperava que houvesse esse alcance e repercussão, e a Caixa decidiu seguir os outros bancos.