Indonésia tem primeira casa feita com fralda descartável reciclada

Foto: Nature/Reprodução

Já imaginou o que dá para fazer com uma fralda suja? Colocá-la no lixo? Resposta errada! Pesquisadores da Universidade de Kitakyushu, no Japão, fizeram uma descoberta surpreendente após anos de estudo: é possível utilizar fraldas descartáveis recicladas no processo de construção de casas, tornando-as mais acessíveis em termos de preço e reduzindo o desperdício gerado por esses produtos.

De acordo com um artigo publicado na revista Scientific Reports nesta semana, a ideia consiste em utilizar as fraldas descartáveis como substitutas parciais da areia, adicionando-as à argamassa após um processo de limpeza com água e aditivos químicos, seguido de secagem e trituração.

A proposta foi idealizada por Siswanti Zuraida, uma estudante de doutorado da Escola de Engenharia Ambiental da Universidade de Kitakyushu, que visava construir casas de baixo custo na Indonésia, seu país de origem, utilizando esse método e garantindo que os padrões locais fossem atendidos.

Após uma série de estudos, a equipe concluiu que seria viável substituir parte da areia nas estruturas das moradias, utilizando no máximo 10% de fraldas nos elementos estruturais e de suporte de carga, e até 40% desse material nos componentes não estruturais.

Curiosamente, a inspiração para essa ideia veio da própria Zuraida, que estava em busca de uma forma de reciclar as fraldas usadas pelo seu bebê, além de obter mais materiais com famílias próximas à sua residência. Ela também observou que a reciclagem de fraldas descartáveis é um processo disponível apenas em países desenvolvidos, devido à tecnologia cara e complexa envolvida.

Caso esse sistema seja aprimorado e adotado em larga escala, a estudante destacou que ele poderia evitar que as fraldas descartáveis fossem incineradas, gerando um retorno benéfico para comunidades carentes.