Gaúchos na elite da natação paralímpica: Rio Grande do Sul marca presença no Mundial com três representantes na modalidade

Foto: Divulgação

Três atletas paralímpicos vão representar o Rio Grande do Sul no Mundial de natação. A Associação Esporte+ garantiu a participação de dois nadadores, a gaúcha Susana Schnarndorf e o nordestino Adenilson Duarte. Já o Grêmio Náutico União será representado por Maria Carolina Gomes Santiago.

Adenilson, morador de Porto Alegre e treinando na Associação Esporte+ há mais de dois anos, expressa sua felicidade por realizar um sonho de infância. Ele comenta: “Estou muito feliz, realizando um sonho que tinha desde criança. Nunca desisti, sempre acreditei e deu certo” Aos 21 anos, ele é considerado uma promessa da paranatação e está emocionado em embarcar para o Mundial Global Games, que acontecerá em Vichy, na França, entre 2 e 10 de junho de 2023.

Susana Schnarndorf, nascida no Rio Grande do Sul e veterana em competições internacionais, participará de seu quarto Mundial. Com 55 anos de idade, ela já conquistou o título na etapa de Montreal, no Canadá, em 2013.

Maria Carolina, tricampeã paralímpica em Tóquio, é uma grande medalhista em Mundiais, somando sete medalhas em sua carreira. Na última edição do evento, na Ilha da Madeira, em Portugal, o Brasil conquistou a terceira colocação, com 53 medalhas: 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.

As duas atletas irão competir no Mundial IPC, que será realizado em Manchester, na Inglaterra, entre 31 de julho e 6 de agosto.