Criança de dois anos morre após engasgar em escola de Campo Bom

Foto: Reprodução/Google Maps

Um bebê de dois anos faleceu após se engasgar durante a hora do lanche em uma escola particular de Campo Bom, na Região Metropolitana. A criança tinha Síndrome de Down e estava em seu primeiro ano na escola, que aceita alunos a partir dessa idade. Segundo a direção, ele fazia parte da turma do maternal.

Ao jornal NH, a diretora do Colégio Santa Teresinha, Carla Juliana Mônaco, contou que por volta das 15h30 a criança estava se alimentando na sala junto com os colegas. A turma tinha cerca de 12 alunos. De acordo com ela, o menino comia pão de queijo, alimento que levou de casa, uma vez que a escola não fornece lanche. “A professora titular, a auxiliar e a psicopedagoga da escola estavam presentes e perceberam imediatamente que ele estava engasgado, iniciando imediatamente as manobras“, recorda.

A diretora relata que ao ver a situação, os profissionais pediram ajuda ao porteiro da escola, que é bombeiro, enquanto acionavam os socorristas da cidade para ajudar a salvar a criança. Ao chegar ao local, a equipe de resgate iniciou a Manobra de Heimlich.

Segundo Carla, o pai da criança foi chamado e acompanhou a situação. “Ele preferiu contar à esposa somente depois que a criança foi levada para o hospital, e lá eles informaram que o aluno precisaria ser transferido para uma UTI”, disse.

O menino foi levado para o Hospital Lauro Réus, mas como a unidade de saúde não possuía UTI pediátrica, foi transferido no final da tarde de quinta-feira (22) para o Hospital Bruno Born, em Lajeado, onde faleceu na madrugada de hoje (23).

O delegado Rodrigo Camara, titular da Delegacia de Polícia de Campo Bom, afirmou que está conduzindo um inquérito policial para investigar o caso e as circunstâncias dos fatos.

Nas redes sociais, a escola lamentou a morte do aluno, expressou solidariedade à família e amigos, e suspendeu as aulas e a festa junina que estavam programadas para esta sexta-feira.