Vírus Sincicial: Saiba o que é o vírus que já causou centenas de internações e cinco mortes do RS

Fotos: Reprodução

Dados recentemente divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) têm ligado um alerta quanto a proliferação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma doença respiratória que provoca infecções, principalmente, em crianças. Somente em 2023, o VSR já provocou 587 internações e cinco mortes no Rio Grande do Sul. Do total de hospitalizações, 94,9% ocorreram entre crianças menores de nove anos.

Autoridades de saúde e especialistas alertam que os casos aumentam nesta época do ano, com a chegada do frio. Ao Portal G1, os infectologista Fabrizio Motta e Eduardo Sprinz explicaram um pouco mais sobre o VSR.

Saiba mais

Segundo os especialistas, o Vírus Sincicial Respiratório é como todos os outros vírus que causam doenças virais que resultam em gripe e resfriado. A doença afeta as vias aéreas superiores e tem como principais alvos crianças, pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes) e outras doenças, além de idosos.

O VSR é altamente contagioso e pode se espalhar facilmente por meio do contato direto com secreções respiratórias infectadas, como saliva, catarro e muco, além de objetos contaminados.

Seus sintomas incluem febre, tosse, congestão nasal, espirros, chiado no peito, boca azulada e dificuldade respiratória. Em bebês e crianças pequenas, a infecção pode causar bronquiolite, que é uma inflamação dos canais de ar dos pulmões. Já em casos graves, a infecção pode levar à pneumonia e outras complicações respiratórias.

Não há tratamento específico, e a maioria dos casos se resolve sozinho e com o tempo. No entanto com aqueles considerados mais graves, pode ser necessário internação hospitalar e uso de suporte respiratório.

A melhor maneira de prevenção é através da adoção de medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e evitar o contato com pessoas infectadas. Além disso, existem vacinas disponíveis para prevenir a infecção pelo VSR em bebês e crianças de alto risco.