Tumulto em partida de futebol deixa pelo menos 12 mortos em El Salvador

Foto: Twitter/@alertanoti

Doze pessoas morreram e várias ficaram feridas em uma confusão durante uma partida de futebol em El Salvador ontem (20). A tragédia ocorreu durante o jogo das quartas de final da liga salvadorenha entre os times Alianza e FAS, no estádio Cuscatlan, localizado a cerca de 41 quilômetros da capital, San Salvador.

Segundo Mauricio Arriaza, diretor da Polícia Civil, inicialmente foram registradas doze vítimas, sendo nove no estádio e três em hospitais diferentes. O tumulto teve início aos 16 minutos do jogo, quando torcedores nas arquibancadas começaram a chamar a atenção dos jogadores, acenando e levando os feridos para fora de um túnel e para o campo.

Imagens transmitidas pela televisão local mostraram o caos causado pela debandada dos torcedores do Alianza. Muitas pessoas invadiram o campo em busca de atendimento médico. Aqueles que conseguiram escapar da confusão permaneceram no local, agitando suas camisas e preocupados com as vítimas caídas na grama.

Carlos Fuentes, porta-voz do grupo de resgate Comandos de Salvamento, informou que mais de 500 pessoas receberam atendimento no estádio, que tem capacidade para aproximadamente 35 mil espectadores. As cem pessoas em estado mais grave foram encaminhadas para hospitais nacionais e para o Instituto Salvadorenho de Previdência Social, apresentando sinais de asfixia e outros tipos de trauma.

Pedro Hernández, presidente da primeira divisão de futebol de El Salvador, explicou que a confusão ocorreu devido à entrada forçada de alguns torcedores por um dos portões do estádio.

Um voluntário do grupo de primeiros socorros relatou anonimamente aos jornalistas que “foi uma avalanche de torcedores que invadiram o portão. Alguns ainda estavam presos debaixo da estrutura do túnel. Outros conseguiram chegar às arquibancadas e, em seguida, ao campo, onde foram sufocados”.