Tina Turner, lendária estrela do rock’n’roll, morre aos 83 anos

Foto: Divulgação

Tina Turner, a icônica estrela do rock’n’roll que conquistou o mundo da música nos anos 80, faleceu aos 83 anos, conforme anunciado por seu publicitário à agência de notícias PA na tarde de hoje (24). A renomada artista vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, tendo sido diagnosticada com câncer intestinal em 2016 e passado por um transplante de rim no ano seguinte.

Turner deixou uma marca significativa na história da música, ampliando a participação das mulheres negras no rock’n’roll. Suas performances enérgicas e cheias de vigor influenciaram artistas como Mick Jagger, que admitiu ter se inspirado nela.

Após se separar de seu marido abusivo, Ike Turner, com quem trabalhou por duas décadas, Tina seguiu carreira solo e se tornou um dos ícones pop mais emblemáticos dos anos 80 com o lançamento do álbum “Private Dancer”. Sua vida foi retratada em três memórias, um filme biográfico, um musical e, em 2021, no aclamado documentário “Tina”.

Tina começou a cantar no coral da igreja local e, quando adolescente, teve a chance de se juntar à banda de Ike Turner ao cantar uma versão da música “You Know I Love You” de BB King. Após mostrar seu talento vocal, Ike a nomeou Tina Turner e registrou o nome em caso de ela deixar o grupo e ele precisasse substituí-la.

Sob o nome de Ike & Tina Turner, eles alcançaram sucesso nas paradas musicais com o single “A Fool in Love” em julho de 1960. Suas performances ao vivo se tornaram lendárias, com apresentações intensas no circuito musical conhecido como Chitlin’ Circuit. Na década de 1960, eles assinaram com a Loma Records, selo da Warner Bros, e lançaram seu primeiro álbum de sucesso, “Live! The Ike & Tina Turner Show”.

Na segunda metade dos anos 60, eles foram cortejados por grandes nomes do rock, como Phil Spector, que produziu o single “River Deep – Mountain High” em 1966. Eles também foram atração de abertura para os Rolling Stones e receberam estrelas como David Bowie, Sly Stone, Cher, Elvis Presley e Elton John em suas apresentações em Las Vegas.

No entanto, o relacionamento abusivo de Tina com Ike chegou ao fim em 1976, quando ela decidiu deixá-lo. Ela seguiu carreira solo e seu último single com Ike & Tina Turner foi “Baby, Get It On”, da trilha sonora do filme “Tommy” do The Who, lançado em 1975.