Tenentes são presos após briga em confraternização dentro de quartel de Santa Maria

Foto: Reprodução

Dois tenentes do Exército Brasileiro foram punidos com prisão disciplinar após se envolverem em uma briga em um quartel de Santa Maria. As agressões ocorreram na última sexta-feira (19) e foram registradas em vídeo, que circulou nas redes sociais nos últimos dias. A punição disciplinar tem duração de até 72 horas.

No vídeo, um dos tenentes aparece segurando duas garrafas de bebida alcoólica, enquanto uma discussão se inicia entre dois homens do grupo de militares presentes. Os colegas tentam separá-los, mas a situação entre os dois oficiais se intensifica, com xingamentos e agressões físicas.

De acordo com a assessoria de comunicação da 3ª Divisão do Exército, o gato ocorreu nas dependências do 1º Regimento de Carros de Combate, na Vila dos Quartéis, Bairro Boi Morto.

Em comunicado, o Exército informou que os militares envolvidos estavam em uma confraternização para celebrar promoções, em uma área de lazer do quartel. A celebração teria sido organizada e financiada pelos próprios militares promovidos, após o término do expediente de sexta-feira, que ocorre ao meio-dia.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, o comando do 1º RCC determinou a prisão disciplinar dos envolvidos e iniciou os procedimentos formais de apuração. Segundo o comunicado, ninguém ficou ferido durante a confusão.

A prisão disciplinar, de acordo com o Regulamento Disciplinar do Exército (RDE), consiste na obrigação do punido permanecer em um local designado para tal. Dependendo do grau hierárquico do militar, a prisão pode ser cumprida em sua própria residência. O artigo 35 do RDE estabelece que a prisão disciplinar pode ter duração de até 72 horas, caso seja necessária para preservar o decoro da classe ou para uma intervenção imediata. O RDE também garante ao acusado o direito ao contraditório e à ampla defesa.