Promotor do Caso Kiss está entre os indicados para liderar o Ministério Público do Estado

MPRS/Divulgação

Na última segunda-feira (22), o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu a lista tríplice com os nomes dos promotores de Justiça indicados para o cargo de procurador-geral de Justiça (2023/2025). Entre os indicados estão Alexandre Saltz, Júlio César de Melo e Maurício Trevisan.

Maurício Trevisan é formado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem especialização em Direito, Sociedade e Psicanálise pelo Instituto de Ensino Superior de Americana (Iesa) e mestrado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Além disso, ele atuou como coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (Caourb).

Trevisan ganhou destaque por sua atuação no processo criminal relacionado à tragédia da boate Kiss, em Santa Maria. Ele trabalhou juntamente com os promotores Joel Dutra e Ricardo Lozza, processando tanto os responsáveis pelo estabelecimento quanto os pais das vítimas. No entanto, a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria pediu o afastamento de Dutra e Trevisan do caso. Posteriormente, Trevisan deixou o processo devido à sua nomeação para atuar em Porto Alegre, realizada pelo procurador-geral de Justiça. O Ministério Público apresentou a denúncia em abril de 2013, e Trevisan permaneceu no caso até 2019.

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

De acordo com o Diário SM, agora, o governador Leite tem um prazo de 15 dias para escolher o novo procurador-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que tomará posse no dia 6 de junho, na sede em Porto Alegre.

A lista tríplice foi entregue ao governador pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, e pelos integrantes da Comissão Eleitoral do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), os procuradores de Justiça Sérgio Guimarães Britto e Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho, além do promotor secretário da Comissão, Ari Costa, no Palácio Piratini. O procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, e o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, também estiveram presentes durante a entrega dos nomes.