Temporal se desloca da Argentina e se aproxima do Rio Grande do Sul

Freepik

A frente fria que trouxe uma tempestade de raios e chuvas torrenciais para Buenos Aires está se movendo em direção ao Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia, impactando inicialmente as regiões Oeste e Sul do Estado. Os moradores gaúchos devem se preparar para a chegada da frente fria e seus possíveis efeitos..

Durante a madrugada de hoje (26), Buenos Aires e a Grande Buenos Aires foram atingidas por uma quantidade significativa de raios, com trovoadas intensas que persistiram ao longo da noite. Os jornalistas argentinos relataram dificuldades para dormir devido ao incessante barulho das trovoadas. A tempestade elétrica também afetou áreas do interior da província de Buenos Aires.

Além dos raios, a região experimentou um grande volume de chuvas devido à intensificação da frente fria. Após enfrentar três anos de seca, a região também sofreu com a chuva intensa no interior da província de Buenos Aires. La Plata, a capital provincial, acumulou 69 mm de chuva em 24 horas, enquanto a cidade de Benito Juarez registrou 75 mm.

A frente fria responsável pelas tempestades e raios em Buenos Aires está prevista para atingir o Rio Grande do Sul ainda hoje. A chuva e as trovoadas são esperadas no Oeste e Sul do Estado durante a tarde e noite. A instabilidade deve se espalhar para o Noroeste e Centro gaúcho até o final do dia.

Para amanhã (27), é esperada chuva em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com a instabilidade diminuindo ao longo do dia, principalmente no Sul e Oeste do Estado. Os maiores volumes de chuva são esperados no Centro e na Metade Norte. Já no domingo, a chuva persistirá, especialmente na Metade Norte, com maior intensidade no Norte gaúcho.

Apesar de não ser uma frente fria extremamente ativa, não se espera um volume elevado de chuva na maioria das cidades do Rio Grande do Sul durante o fim de semana. A maior parte dos municípios deve receber menos de 20 mm de chuva, porém, algumas áreas isoladas podem registrar acumulados maiores. De acordo com o modelo WRF da MetSul projeta os maiores volumes na Metade Norte do estado, com possibilidade de acumulados acima de 50 mm, chegando a ultrapassar 75 mm em áreas isoladas.

A chegada da frente fria marcará o fim do período quente no Rio Grande do Sul. A temperatura máxima poderá atingir 30ºC, encerrando o veranico.