Sapiranguense Luciano Horn representará o RS no Campeonato Mundial de Parapente, na França

Foto: Gustavo Henemann/GH Comunicação

Luciano Horn, presidente da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) e piloto de Sapiranga, está pronto para alçar voos mais altos e conquistar os céus da Europa. Entre os dias 20 de maio e 3 de junho, ele participará do Campeonato Mundial de Parapente, que acontecerá na França. Horn é o único representante do Rio Grande do Sul, entre os cinco atletas da seleção brasileira de modalidade, que estarão na competição.

Horn garantiu sua vaga no Mundial ao conquistar o terceiro lugar no ranking do Campeonato Brasileiro de Parapente em 2022. Apesar de praticar o parapente há cerca de 30 anos, ele fará sua estreia na competição. Como um dos principais representantes do voo livre no Estado, o piloto tem experiência em grandes competição, como a Copa do Mundo da modalidade e acumula os títulos de campeão brasileiro em 2007, decacampeão gaúcho, tricampeão Sul-Brasileiro e campeão catarinense.

O evento reunirá os melhores pilotos do mundo, com a participação de 150 atletas, de 57 países diferentes. Além de Horn, a delegação brasileira conta com os pilotos Erico Oliveira, Rafael Barros, Rafael Saladini e Marcella Uchoa. O andamento do Campeonato Mundial, que acontecerá na região de Savoie Mont Blanc, poderá ser acompanhado pelo site da Comissão Internacional de Voo Livre.