Restauração do Cine Imperial será retomada 

Foto:  Leandro Selister/ArqPoa

Antes tarde do que nunca! Uma notícia animou o morador da Capital na última semana. A reforma do Cine Imperial, localizado na Praça da Alfândega, será retomada. Construído em 1931, foi um dos primeiros arranha-céus de Porto Alegre e é um dos grandes exemplares da art déco no Brasil. Desde 2004 é considerado patrimônio histórico municipal.

A reforma será possível pois a Caixa concluiu a contratação da empresa responsável pelo serviço, a Enclimar. O contrato foi assinado na última quinta-feira (25) e terá duração de dois anos. A empresa receberá R$ 18,54 milhões para realizar a restauração do prédio construído em 1931.

O Cine Imperial está fechado há 18 anos e os trabalhos de restauração foram interrompidos em 2009 devido à descoberta de uma rocha de grandes dimensões durante as escavações do subsolo.

O projeto de restauração prevê que os três primeiros andares do prédio abriguem a Caixa Cultural, que contará com um cine-teatro com capacidade para 650 lugares, salas de exposições e um miniauditório. A propriedade pertence à prefeitura e, como contrapartida, oito dos 11 andares serão ocupados por ela.