Presidente da Fifa ameaça deixar países da Europa sem transmissões da Copa Feminina

Foto: Divulgação/Fifa

Gianni Infantino deu duras declarações a respeito da comercialização dos direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina durante o encontro da Organização Mundial do Comércio, em Genebra. De acordo com o presidente da Fifa, as baixas ofertas de emissoras dos principais países da Europa foram “um tapa na cara de todas as mulheres” e ameaçou deixar países como Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Espanha sem transmissão dos jogos.

Tu Viu?

Sercesa perde para o Marreco no primeiro jogo da Copa do Brasil de Futsal

São Luiz anuncia treinador para a Copa FGF

Em sua fala, o dirigente começou fazendo um apelo pelo “dever” das emissoras públicas, principalmente, em divulgar e investir no esporte feminino e afirmou que 100% das receitas de transmissão serão aplicadas no desenvolvimento do futebol feminino.

Na continuação, Infantino comparou os números que envolveram a cobertura da Copa do Mundo do Catar, realizada no final de 2022, com as propostas realizadas pela Copa do Mundo Feminina, que ocorre na Oceania a partir do dia 20 de julho.

Os números da Copa do Mundo Feminina da Fifa são 50-60% da Copa do Mundo Masculina, que por sua vez são os mais altos de qualquer evento, mas as ofertas das emissoras nos países europeus do Big 5 (Inglaterra, França, Espanha, Itália e Alemanha) são de 20 a 100 vezes menos do que para o Mundial Masculino. Finalmente, e especificamente, enquanto as emissoras pagam US$ 100-200 milhões pela Copa do Mundo Masculina, elas oferecem apenas US$ 1-10 milhões para a Copa do Mundo Feminina. É um tapa na cara de todas as grandes jogadoras da Copa do Mundo Feminina e, na verdade, de todas as mulheres do mundo.” – disse Gianni.

Para completar, o presidente da Fifa ameaçou deixar os principais países da Europa sem a transmissão do evento caso os valores não aumentem.

Para deixar bem claro, é nossa obrigação moral e legal não subestimar a Copa do Mundo Feminina da Fifa. Portanto, se as ofertas continuarem não sendo justas, seremos obrigados a não transmitir o torneio para os países europeus do Big 5″. – afirmou o dirigente.

No Brasil, os direitos de transmissão da Copa do Mundo Feminina de 2023 já foram negociados. A Globo será responsável pela exibição na TV aberta, também no Globoplay e no GE, enquanto o Sportv transmitirá na programação fechada. A Cazé TV também exibirá alguns jogos da competição, através do canal de YouTube e Twich.