Preparador físico brasileiro do Denver Nuggets foi responsável por ascensão de astro da NBA

Foto: Divulgação/Nuggets

Nikola Jokic, aos 28 anos, é considerado atualmente o pivô mais completo da NBA. O jogador sérvio de 2,11m domina o garrafão, possui um impressionante arremesso de média e longa distância, além de uma visão de jogo diferenciada. O astro do basquete levou seu time, Denver Nuggets, para a final da NBA desta temporada.

Contudo, o sucesso do sérvio é diretamente ligado ao brasileiro Felipe Einchenberger. Felipe faz parte da comissão técnica do Denver Nuggets. O brasileiro de Ribeirão Preto conseguiu uma oportunidade na equipe graças a Steve Hess, chefe do departamento de preparação física da equipe.

Atualmente, ele é o responsável pela preparação física dos Nuggets. Na época, quando Nikola Jokic chegou ao time, o jovem estava pesando 133kg. Uma das razões para isso era seu consumo de refrigerantes.

Porém juntamente com Hess, Felipe criou um plano para ajudar Jokic a perder peso. Claus Souza, outro preparador físico brasileiro dos Nuggets, também auxilia Jokic no dia a dia. Durante a semana do All-Star Game deste ano, Jokic destacou a importância de Felipe em sua vida e carreira, afirmando: “Eu conheço o Felipe desde que cheguei aqui. Estou sempre trabalhando com ele. Ele teve um grande impacto na minha vida, na minha carreira“.

Durante sua convivência com brasileiros, Nikola Jokic, o pivô estrela da NBA, já adquiriu algumas palavras em português, como “Bom dia”, “tudo bem?”, “obrigado” e “de nada”, além de uma frase curiosa: “eu tenho cinco cavalos”.

Jokic emagreceu mais de 20kg para se adequar ao nível físico exigido na NBA. De acordo com sua ficha oficial no site da liga, no início da temporada ele é listado com 128kg. Entretanto, o jogador admitiu que perdeu cerca de 12kg apenas em 2020, antes de entrar na “bolha” da NBA.

A transformação física de Jokic foi fundamental para sua ascensão como um dos melhores jogadores da NBA, mostrando como uma equipe dedicada de preparação física pode fazer a diferença na carreira de um atleta.

Qualquer coisa que você põe na mão dele, desde basquete até futebol, ele vai bem. Desde o começo, quando o pessoal não dava valor para ele, ele sempre trabalhou forte. Ele chegou aqui, perdeu peso, ia na academia, vinha fazer o extra dele, sempre esperando a oportunidade. É um jogador excepcional, conheço a família dele, já fui para a Sérvia. Ele impressiona pelo profissionalismo também”, disse Felipe sobre Jokic.

Calendário das finais da NBA

1 de junho: Jogo 1, Nuggets x Heat, 21h30 (Brasília) – com transmissão pela ESPN no Star+
4 de junho: Jogo 2, Nuggets x Heat, 21h (Brasília) – com transmissão pela ESPN no Star+
7 de junho: Jogo 3, Heat x Nuggets, 21h30 (Brasília) – com transmissão pela ESPN no Star+
9 de junho: Jogo 4, Heat x Nuggets 21h30 (Brasília) – com transmissão pela ESPN no Star+
12 de junho: Jogo 5, Nuggets x Heat, 21h30 (Brasília) – com transmissão pela ESPN no Star+*
15 de junho: Jogo 6, Heat x Nuggets, 21h30 (Brasília) – com transmissão pela ESPN no Star+*
18 de junho: Jogo 7, Nuggets x Heat, 21h (Brasília ) – com transmissão pela ESPN no Star+*

*Se necessário