Traficante que usava o “caveirão da morte” é condenado a mais de 40 anos de prisão

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Vinícius Antônio Otto, conhecido como Vini da Ladeira e apontado como líder de uma quadrilha responsável por um veículo conhecido como “caveirão da morte”, adaptado para executar e transportar rivais mortos, foi condenado a 41 anos e cinco meses de prisão. A decisão foi dada pelo Tribunal do Júri em julgamento que ocorreu na segunda-feira (29), na 1ª Vara do Júri, em Porto Alegre.

O crime pelo qual o homem foi condenado aconteceu em setembro de 2014, no bairro Rubem Berta, na Capital. Segundo a denúncia do Ministério Público, ele e três cúmplices executaram Tiago Roberto da Silva Barbosa, de 28 anos. A companheira da vítima e seu filho, na época com seis anos, foram feridos.

De acordo com a investigação da Polícia Civil, as três vítimas estavam em um carro branco, que foi perseguido por um Honda Civic preto. Vários disparos foram efetuados na Avenida Bernardino Silveira Amorim. Ferido, Tiago parou o carro e tentou fugir, mas foi baleado novamente e morreu no local. Seu filho e companheira foram socorridos por pessoas que estavam próximas.

A vítima estava sendo investigada por tráfico de drogas e havia sido presa no ano anterior. Na semana do assassinato, ele seria ouvido pela Justiça em um processo que envolvia o tráfico de drogas na zona norte da capital.

Além de Vinícius, outras três pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público, mas apenas uma delas também foi pronunciada para julgamento pelo Tribunal do Júri, que ocorrerá em uma data posterior.

A autoria do crime foi esclarecida com base em uma delação premiada de um informante, que forneceu detalhes das ações ao Ministério Público. Durante o processo, a defesa de Vinícius solicitou a anulação da delação premiada, pedido que foi negado pela Justiça.