Polícia Civil investiga morte de trabalhador em acidente com tanque de vinho em Garibaldi

FreePik/Divulgação

A Polícia Civil está investigando a morte de Regis Valander Rodrigues Peralta, de 46 anos, que ocorreu durante a limpeza de um tanque de vinho na Cooperativa Vinícola Garibaldi. O acidente aconteceu na última quinta-feira (18), quando o trabalhador caiu de uma altura de aproximadamente 11 metros. Regis era cantineiro e trabalhava na empresa há 18 anos.

Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local na manhã desta sexta-feira (19) para coletar informações que ajudem a esclarecer as circunstâncias do acidente. O laudo pericial deve ficar pronto em até 15 dias.

De acordo com o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, que acompanhou a perícia, o trabalhador estava em uma escada de cerca de 10 metros de altura, que conduz a uma plataforma protegida por laterais e cordas. Após atingir essa altura, os funcionários usam uma vassoura com um extensor para realizar a limpeza do tanque.

Como não há testemunhas oculares, a polícia está analisando todas as possibilidades que possam ter levado à queda. Segundo as informações fornecidas pela polícia, Regis tinha à disposição equipamentos de proteção individual (EPI), mas não os utilizava no momento do acidente.

A vítima foi levada consciente ao Hospital São Pedro, em Garibaldi, mas infelizmente faleceu durante a tarde da última quinta-feira.

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

A Cooperativa Vinícola Garibaldi emitiu uma nota lamentando a morte do funcionário e informou que está colaborando com as autoridades competentes. A empresa realiza campanhas e treinamentos periódicos para prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Em respeito à perda, as atividades da vinícola foram suspensas nos dias 18 e 19.

O velório de Regis Valander Rodrigues Peralta ocorrerá a partir das 15h, no Memorial Caravaggio, em Garibaldi. O sepultamento está previsto para ocorrer no Cemitério Público Municipal de Garibaldi.

Nota da Cooperativa Vinícola Garibaldi:

“A Cooperativa Vinícola Garibaldi lamenta profundamente o falecimento de Regis Valander Rodrigues Peralta, transmitindo, também em nome de seus associados, sinceras condolências, solidariedade e conforto à família nesse momento de dor e sofrimento, bem como a toda equipe de colaboradores pela perda irreparável. Toda assistência e suporte estão sendo garantidos à família. Peralta tinha 46 anos, era colaborador há 18 anos e exercia a função de cantineiro.

Atualmente, a vinícola mantém aproximadamente 230 colaboradores internos, que periodicamente participam de treinamentos e campanhas de orientação para prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, além de reforçar o cumprimento das normas regulamentadoras. Rotinas como essa mostram a preocupação com a segurança e o bem-estar dos colaboradores, prioritária para a Vinícola.

Em respeito a esse momento de luto, as atividades produtivas foram suspensas nos dias 18 e 19. A Vinícola permanece à disposição dos familiares e de seus colaboradores para garantir que todo apoio necessário seja oferecido diante dessa notícia que tanto entristece a equipe. As investigações vão apontar as causas do acidente, e a empresa está colaborando com as autoridades responsáveis.”