Gre-Nal 439: Confira esquema de trânsito especial para o clássico na Arena neste domingo

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Para atender à demanda do clássico Gre-Nal 439, que ocorrerá na Arena neste domingo (21), foram estabelecidas medidas especiais de transporte público na capital. Confira as opções disponíveis:

Ônibus

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) determinou a circulação de duas linhas especiais de ônibus a partir das 15h30. A linha Futebol contará com sete veículos, partindo do Largo Glênio Peres, no Centro, em direção ao estádio. A primeira viagem está programada para as 15h30. Após o jogo, serão disponibilizados 10 carros saindo do terminal Padre Leopoldo Brentano e retornando ao Largo Glênio Peres.

Já a linha T2.3 Arena terá quatro veículos à disposição, com saída da Rua Peri Machado, no bairro Praia de Belas. Após o término da partida, os veículos partirão do terminal Padre Leopoldo Brentano em direção à Rua Peri Machado.

Lotações

Além dos ônibus, uma linha de lotação será destinada somente ao clássico. A partir das 20h30, estarão disponíveis na Avenida Padre Leopoldo Brentano, próxima ao viaduto da BR 448, as linhas 60.4 – Parque Humaitá; 30.2 – Partenon/Pinheiro/Parada 21, que leva à Lomba do Pinheiro; e a linha 60.5 – J. D. Leopoldina/Assis Brasil, com destino ao bairro Rubem Berta.

Trem

A Trensurb também é uma opção de transporte, com a Estação Anchieta localizada a 1,5km da Arena (cerca de 10 minutos de caminhada até o estádio). A Trensurb operará normalmente com os horários de domingo, com saídas da Estação Mercado e Estação Novo Hamburgo a cada 20 minutos, das 5h às 20h07. Entre 20h07 e 20h30, os trens partirão a cada 23 minutos. Após esse horário, até 23h25, as partidas ocorrerão a cada 25 minutos.

Bloqueios de trânsito

Devido ao clássico, serão realizados bloqueios de trânsito nas proximidades da Arena. Até quatro horas antes do jogo, o acesso à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) poderá sofrer bloqueios, de acordo com o monitoramento local. Os acessos à Avenida Padre Leopoldo Brentano também serão fechados e a via estará bloqueada para o trânsito de veículos. Esses horários podem ser antecipados para garantir a segurança dos torcedores, com o acompanhamento dos agentes da EPTC e da Brigada Militar (BM).

Os veículos em circulação pela A.J. Renner devem acessar a Avenida Gilberto Lehnen para estacionamento no E2, ou a Rua Airton Ferreira da Silva para o E1. Após o jogo, aqueles que estacionarem no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 serão direcionados obrigatoriamente para a BR-448, no sentido Porto Alegre-Canoas, com a possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá. Já os que estacionarem no E1, com saída pelos portões 1 e 2, serão direcionados para a Avenida Voluntários da Pátria.

Após a partida, a Avenida Voluntários da Pátria poderá ter sentido único em direção ao Centro, entre a Rua Adelino Machado de Souza e o acesso à rotatória da Rua Dona Teodora, conforme o monitoramento realizado pelos agentes da EPTC.