Objeto não identificado cai do céu e atinge carro em São Paulo

Foto: Arquivo Pessoal

Um incidente um tanto inusitado aconteceu em Santos, litoral de São Paulo, no início desta semana. Um objeto cilíndrico de metal, com temperatura elevada, vindo do céu, atingiu um veículo estacionado dentro de uma garagem. A queda foi tão rápida que causou danos no teto do carro.

Marcel de Camargo, bancário e dono do automóvel, contou ao G1 que estava dentro de casa quando ouviu um som semelhante a uma explosão. Inicialmente, ele suspeitou de um assalto, mas ao verificar a rua e a garagem, não viu ninguém em atitude suspeita. Percebendo a ausência de movimentação externa, começou a investigar a causa do barulho, para entender o havia acontecido. Ao olhar para o teto do automóvel, viu uma marca circular, e, no chão, um metal, ainda muito quente

No dia seguinte, a esposa de Marcel notou que o objeto exalava um odor forte. “A ponta estava amassada e havia um óleo preto escorrendo. Além disso, tinha um cheiro de ovo podre“, conta.

Em busca de respostas

Em entrevista ao mesmo portal, Eduard da Macena, analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, afirmou acreditar que o objeto seja um fragmento vindo do espaço, caso de um lixo espacial.

Astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Mello, compartilha dessa opinião, afirmando que a possibilidade de ser lixo espacial é bastante plausível. Segundo ele, há uma quantidade significativa de lixo espacial orbitando a Terra, o que aumenta a probabilidade de ocorrências desse tipo. Ele ainda afirma que é cada vez mais comum que fragmentos como esse caia em direção à Terra. “Felizmente, nossa atmosfera consegue interceptar os fragmentos menores, mas os maiores acabam caindo, inclusive em áreas urbanas“, finaliza.

Quanto a temperatura do objeto, Macena explicou que ela deve à sua queda em alta velocidade e ao atrito com o ar.