Arremetidas na Capital: Neblina causa atrasos de voos no Aeroporto Salgado Filho

Foto: Divulgação/Fraport Brasil

Na manhã de hoje (17), pelo menos dois aviões precisaram arremeter ao chegar em Porto Alegre para pousar no Aeroporto Internacional Salgado Filho. De acordo com a Fraport, empresa responsável pela administração do terminal, a neblina na capital gaúcha foi a causa do problema.

Segundo a Fraport, a Torre de Controle informou que a visibilidade ficou abaixo dos parâmetros mínimos para pousos e decolagens das 7h51min às 8h31min. A empresa destacou em nota que essa situação não implica o fechamento do aeroporto e que a decisão de pousar ou não cabe ao piloto.

No entanto, uma análise feita no site de monitoramento FlightRadar mostrou que por volta das 8h30min, quatro aeronaves estavam voando em círculos próximos a Porto Alegre, aguardando condições adequadas para aterrissar. Essas aeronaves eram dois aviões da Latam e da Mercado Livre, vindos de Guarulhos, um da Gol vindo de Congonhas e uma aeronave de pequeno porte particular que sobrevoava a Serra.

Antes das 9h, o painel do site da Fraport indicava atrasos em dois voos da Azul, oriundos de Guarulhos e Viracopos, que tinham previsão de chegada ao Salgado Filho às 7h40min, mas tiveram o horário de pouso adiado para 10h45min e 10h55min.

Segundo informações do FlightRadar, os voos foram redirecionados para o Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina. Uma terceira aeronave da Gol, vinda de Congonhas, também precisou pousar na capital catarinense. Às 10h06min, 10h18min e 10h38min, respectivamente, as três aeronaves finalmente aterrissaram em Porto Alegre.

Além disso, uma decolagem da Azul com destino a Campinas, que estava programada para as 8h35min, foi adiada para as 11h35min, de acordo com informações disponíveis no site da administradora do aeroporto.