MTG promove 52ª Ciranda Cultural de Prendas

Fernanda Cruz/Divulgação

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizou a aguardada Ciranda Cultural de Prendas, destacando a cultura e tradições gaúchas. O evento, realizado na cidade de Rio Grande, que contou com a participação de 59 concorrentes distribuídas em três categorias, revelou talentos e premiou as representantes mais habilidosas e conhecedoras da cultura do Estado.

Na categoria mirim, a 1ª prenda foi Kelli Larissa Pletsch, do CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos, na 20ª Região Tradicionalista (20ª RT). A  2ª prenda ficou para Giovana Arruda Rodrigues, do DTCE Marcas do Pampa, de Santa Maria, da 13ª RT, e a 3ª prenda é Nadine Machado Barbosa, do CTG Caiboaté, de São Gabriel, representando a 18ª RT.

Já na categoria juvenil, Laura Schweigert Braseiro, do CTG Missioneiro dos Pampas, se tornou a 1ª prenda, seguida por Isadora Biesek Castellani, do CTG Herdeiros da Bombacha, de Bento Gonçalves, da 11ª RT, como a 2ª prenda, e Eva Sofia Dias da Silva, do CTG Vinte de Setembro, de Santo Ângelo, da 3ª RT, como a 3ª prenda.

Na categoria adulta, Anna Júlia dos Santos Fraga, representante do CTG 35, de Porto Alegre, da 1ª RT, sagrou-se a nova Primeira Prenda adulta do Estado. Cristina Kunzler Diemer, também do CTG Missioneiro dos Pampas, de Três Passos, da 20ª RT, ficou como a 2ª prenda, enquanto Tassya Pereira Marasciulo, da CCN Sentinela do Rio Grande, de Rio Grande, da 6ª RT, conquistou a 3ª prenda.

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

O concurso foi marcado por uma competição acirrada, na qual as candidatas foram submetidas a uma série de testes para avaliar seus conhecimentos artísticos, históricos e sua ligação com as tradições gaúchas. As participantes enfrentaram uma prova escrita, respondendo a questionamentos sobre a história, a arte e a geografia do Rio Grande do Sul. Além disso, demonstraram seus conhecimentos sobre o folclore gaúcho durante a mostra folclórica.

As vencedoras das diferentes categorias serão responsáveis por representar as virtudes, a cultura e a expressão da mulher gaúcha, valorizando a tradição e o legado cultural do Rio Grande do Sul. A Ciranda Cultural de Prendas é uma oportunidade única para enaltecer a identidade gaúcha e promover o reconhecimento das jovens talentosas que mantêm viva a cultura tradicionalista do estado. Esta foi a 52ª edição do evento. Trata-se do concurso mais antigo do calendário oficial do MTG, instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970, no município de Santiago.