Jogador é banido do futebol após julgamento por envolvimento em manipulação de resultados

Foto: Divulgação/Vila Nova

O jogador Marcus Vinícius, mais conhecido como Romário, foi banido do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em um julgamento realizado hoje (29). O atleta é o primeiro envolvido no esquema de manipulação de resultados a receber essa punição. Na sentença o jogador ainda foi multado em R$ 25 mil.

Romário foi enquadrado no artigo 242 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a condenação daqueles que oferecem ou prometem benefícios indevidos a qualquer jogador para influenciar o resultado de uma partida. Vale ressaltar que a decisão pode ser contestada, já que o julgamento foi realizado em primeira instância.

De acordo com o Ministério Público de Goiás (MPGO), o jogador atuou como intermediário para recrutar jogadores dispostos a cometer uma penalidade no jogo contra o Sport, na última rodada da Série B 2022.

Seu último clube foi o Goiânia, o qual foi desligado no início de fevereiro, tendo atuado em sete jogos no campeonato estadual. O jogador, de 21 anos, tem no currículo Athletico Paranaense sub-20 e Vila Nova.

O MP foi responsável pela Operação Penalidade Máxima, que foi iniciada em fevereiro e resultou em dois processos criminais. Em um desses processos, o atleta é réu. O órgão encontrou várias evidências que indicavam o envolvimento de jogadores de futebol no esquema de manipulação de resultados de jogos. Entre as provas estão capturas de tela de mensagens de texto, transcrições de áudios, comprovantes de pagamento e até mesmo chamadas de vídeo.