Inscrições para cursos gratuitos de aprendizagem profissional encerram hoje

Fundação O Pão dos Pobres/Divulgação

As inscrições para os cursos de aprendizagem profissional oferecidos pela fundação O Pão dos Pobres, situada na Região Central de Porto Alegre, estão prestes a encerrar. Os interessados têm até esta segunda-feira (22) para se inscreverem. Essas formações são destinadas a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 23 anos e visam capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou ameaça de violação de direitos. Para realizar a inscrição, é necessário preencher um formulário online disponível aqui.

Ao todo, estão disponíveis 180 vagas distribuídas em diversos cursos, como Corte, Costura e Modelagem Sustentável; Eletromecânica de Elevadores (para maiores de 17 anos); Manutenção de Computadores; Mecânica Automotiva (para maiores de 16 anos); Projetista de Móveis (para maiores de 16 anos); e Soldagem (para maiores de 18 anos).

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

Durante os cursos, os aprendizes são contratados de acordo com a Lei de Aprendizagem, também conhecida como “Lei do Menor Aprendiz“. Essa legislação permite que jovens maiores de 14 anos exerçam atividades de aprendizagem, que devem ser registradas na Carteira de Trabalho e na Previdência Social.

Para efetuar a matrícula, é necessário estar regularmente matriculado em uma escola e frequentar as aulas, caso o Ensino Médio ainda não tenha sido concluído. Além disso, os seguintes documentos devem ser apresentados: RG, CPF, Carteira de Trabalho digital, PIS, Título de Eleitor (caso o candidato seja maior de 18 anos) e liberação do serviço militar (apenas para jovens do sexo masculino maiores de 18 anos). Pessoas com deficiência são incentivadas a participar.

As entrevistas coletivas serão realizadas entre quarta-feira (24) e 7 de junho, seguidas por entrevistas individuais. A lista dos selecionados será divulgada em 7 de julho, e o início das aulas está previsto para 1º de agosto.