Ibama confirma presença de palometas no Guaíba, em Porto Alegre

A presença de palometas no Guaíba foi confirmada pelo Ibama, pesquisadores e vídeos dos peixes, na capital gaúcha

As palometas, uma espécie de piranha da região sul do Brasil, foram avistadas na região do Pontal do Estaleiro, em Porto Alegre. Os animais já foram encontrados em diferentes rios do Rio Grande do Sul e, desde o mês passado, surgiram em publicações nas redes sociais, com fotos e vídeos das palometas no Guaíba, na capital gaúcha, segundo GZH. 

Tu viu?

Motor de avião com destino a Porto Alegre apresenta falha em decolagem no RJ

Troca de tiros na zona sul de Porto Alegre deixa quatro mortos e um ferido

A assessoria de comunicação do Ibama informou ao site que não possui registros oficiais na entidade, mas admitiu que a presença das palometas no Guaíba já é tratada como fato. O órgão informou que o monitoramento da espécie no Guaíba não está sendo alvo no momento.

Segundo o professor Fernando Becker, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também consultado por GZH, a chegada das palometas ao Guaíba, na Capital, era questão de tempo, pois já haviam sido avistadas na região da Barra do Ribeiro.

Palometas no Guaíba e em outras regiões

Com nome científico Serrasalmus maculatus, as palometas já foram encontradas nas regiões da Bacia do Jacuí e Lagoa dos Patos. A espécie não é natural das águas da região, mas oriunda da Bacia do Rio Uruguai. 

Segundo especialistas, a principal causa para a migração a outras regiões é a drenagem em canais de irrigação de lavouras que retiram a água de uma bacia e desaguam em outra.