Motor de avião com destino a Porto Alegre apresenta falha em decolagem no RJ

A turbina de avião da Gol pegou fogo quando se preparava para decolar no Aeroporto Santos Dumont, com destino a Porto Alegre
(Crédito: Reprodução/AviationTV)

O motor de um avião da companhia Gol apresentou uma falha quando a aeronave se preparava para decolar nesta quinta-feira (4) no Rio de Janeiro. A aeronave Boeing 737-800, que tinha Porto Alegre como destino, estava na cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont quando surgiram chamas durante o processo de aceleração. 

Tu viu?

Troca de tiros na zona sul de Porto Alegre deixa quatro mortos e um ferido

Polícia prende cinco suspeitos de agredir torcedores do Nacional antes do jogo com Inter

O aeroporto da região central do Rio de Janeiro ficou fechado por uma hora por medida de segurança. De acordo com a Infraero, ninguém ficou ferido. O voo G3 2040 foi cancelado e os clientes acomodados em outros voos posteriores.

A administração do Santos Dumont informou que as pistas foram fechadas para pouso e decolagem porque o incêndio na turbina provocou a soltura de detritos da aeronave . 

A equipe de manutenção e operações rapidamente realizou a vistoria e limpeza da pista, para a liberação”, informou a Infraero.

Fogo no motor de avião pode ter sido causado por pássaros

A causa das chamas não foi divulgada até o fechamento desta matéria. Segundo o portal especializado em aviação, o Aeroin, provavelmente se trata de um estol de motor (compressor), que pode ser causado, por exemplo, por ingestão de pássaros ou problemas técnicos internos do motor.

Passageiros sentiram o baque do motor de avião

Uma passageira do voo cancelado, que voltava para Porto Alegre depois de um evento no Rio de Janeiro, contou ao portal GZH que conseguiu ouvir um estrondo  e que os  passageiros ficaram apreensivos. 

“Quando ele (piloto) pisou no acelerador e o avião começou a andar deu o estouro e sentimos tipo um baque, mas aparentemente ninguém viu que teve fogo, não chegou a gerar um pânico. Mas as pessoas começaram a comentar que não queriam voar naquele avião”, relatou ao site. 

As chamas foram registradas por uma passageira. As imagens foram publicadas nas redes sociais e logo ganharam a atenção dos usuários. Confira:

Gol informa que avião teve falha no motor 2

Em nota, a Gol Linhas Aéreas informou que a aeronave teve a decolagem interrompida após a constatação de falha no motor 2

.“A decisão foi tomada no início da corrida em baixa velocidade nos primeiros metros da pista do Aeroporto Santos Dumont. A tripulação cumpriu os procedimentos previstos e retornou para a posição de estacionamento para realizar o desembarque em segurança, o que ocorreu sem intercorrências. Para minimizar os impactos aos clientes, a companhia está providenciando acomodações nos próximos voos”, disse a empresa.