Homem é condenado a mais de 100 anos de prisão por estupro e tortura das filhas em Portão

Foto: Divulgação/Brigada Militar

Um homem foi sentenciado a uma pena de 104 anos, 9 meses e 22 dias de prisão por estuprar suas cinco filhas e torturar duas delas em Portão, na Região Metropolitana. Segundo informações do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), os crimes ocorreram no período entre 2012 e 2022. Na época dos crimes, as meninas tinham entre 6 e 15 anos de idade.

Para proteger a identidade das vítimas, o nome do homem não foi revelado. Ele está detido desde agosto de 2022 na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas. A mãe das crianças, que também era ré no caso, foi absolvida por falta de provas. Já as crianças estão atualmente em um abrigo institucional.

A descoberta do caso se deu graças às denúncias feitas ao Conselho Tutelar e a uma delegacia de polícia de Portão. As investigações foram conduzidas pelo delegado Marcos Mesquita Moreira, e o processo está sob segredo de justiça.

De acordo com a decisão da juíza da 2ª Vara Judicial da Comarca de Portão, Flávia Vaz Ribeiro Vanoni, os crimes foram cometidos causando intenso sofrimento físico e psicológico. Além da pena de prisão, o réu também foi condenado à perda do poder familiar, uma vez que as vítimas são menores de idade. Ainda cabe recurso.