Festa do Pinhão deverá distribuir seis toneladas da semente

Foto: Divulgação/PMSFP

Uma das melhores partes do inverno gaúcho é saborear o pinhão, para aqueles que gostam, claro! Considerado o maior produtor de pinhão do Estado, o município de São Francisco de Paula, na Serra, passa a ser uma cidade muito frequentada nesta época do ano. Para comemorar a semente, será realizado entre os dias 16 e 18 de junho a 25ª edição da Festa do Pinhão.

Neste ano, a produção estimada é de 70 toneladas, enquanto a média é de 120 toneladas. As sementes estarão à venda, mas também serão distribuídas gratuitamente durante os três dias do evento. De acordo com a organização serão disponibilizadas para esse fim cerca de seis toneladas de pinhão.

A festa é organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto e acontece no Atlético Serrano. A programação conta com diversas atrações musicais confirmadas, como Estação Fandangueira, Lucas e Felipe, João Reis e Fabiano, Volnei Gomes e Marcelo Cachoeira.

Uma das principais atrações é a área gastronômica, que reúne restaurantes tradicionais da cidade oferecendo pratos clássicos, como paçoca de pinhão e entrevero de pinhão, além de opções reinventadas que sempre têm a semente como ingrediente principal.

Além disso, na Festa do Pinhão também há opções de compras. Espaços destinados à agricultura familiar e ao artesanato estarão disponíveis, onde será possível adquirir roupas de inverno e artigos feitos de lã de ovelha, por exemplo.