Convocação de Vanderson para a Seleção traz benefícios contratuais ao Grêmio

Foto: Divulgação/Monaco

A convocação do lateral-direito Vanderson para a Seleção Brasileira na data Fifa de junho trouxe uma surpresa. O jogador de 21 anos foi chamado pelo técnico interino Ramon Menezes para os amistosos contra Guiné e Senegal. Vanderson foi contratado pelo Monaco no início de 2022, com uma transferência no valor de 11 milhões de euros pagos ao Grêmio.

Apesar de não haver bônus previstos em seu contrato de venda em caso de convocação, o Grêmio possui duas cláusulas que podem resultar em ganhos significativos para o clube:

  1. O Grêmio tem o direito de receber 1 milhão de euros por temporada (totalizando quatro temporadas) em que Vanderson participe de 60% dos jogos como titular e o time se classifique para a Liga dos Campeões. No entanto, nesta temporada, o Monaco ocupa a sexta posição no campeonato francês e não conseguirá a vaga para a Liga, tornando essa cláusula inativa neste ano.
  2. O Grêmio tem o direito de receber 10% do lucro obtido pelo Monaco em uma eventual venda de Vanderson. Considerando que o Monaco pagou 11 milhões de euros, se o jogador for vendido por 31 milhões de euros, o lucro será de 20 milhões de euros, o que significa que o Grêmio receberá 2 milhões de euros. Como Vanderson está em destaque no mercado europeu, é possível que sua venda seja feita por um valor ainda maior na próxima janela de transferências. No entanto, se a venda ocorrer agora em junho, a primeira cláusula relacionada aos jogos e classificação para a Liga será eliminada.

A convocação de Vanderson para a Seleção Brasileira pode ter implicações contratuais significativas para o Grêmio, com potencial para ganhos financeiros futuros, seja por meio do cumprimento das cláusulas estabelecidas ou por uma eventual venda do jogador.

Recentemente o lateral foi sondado pelo Barcelona, Segundo o jornal ‘Sport’. Mesmo com contrato até 2027 com o time francês, nada descarta que os agentes do jogador tenham um encontro com os dirigentes do Barcelona.