Cidade catarinense divulga projeto para entrar no Guiness Book com a rua mais sinuosa do mundo

Foto: Prefeitura de São Joaquim/Divulgação

Um cenário de filme está próximo de ser erguido no estado vizinho. A prefeitura de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, lançará a licitação para a construção de uma rua com dez curvas sinuosas, ou seja, curvas seguidas, em formato ondulado. De acordo com o prefeito da cidade, Giovani Nunes, esta se tornará a rua se tornará a mais sinuosa do mundo, superando a atual detentora do título e entrando no Guiness Book.

Conhecido como Complexo Turístico da Rua Sinuosa, o projeto inclui a construção de um mirante, um balanço infinito, uma fonte que congela no inverno e outras atrações. A prefeitura afirma que o projeto será concretizado em breve, mas não divulgou uma data específica.

No ano passado, duas licitações foram realizadas, mas não houve interessados na época. Agora, o edital será relançado com recursos próprios do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com valores e termos da proposta ajustados. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 3,75 milhões e espera-se que impulsione o desenvolvimento turístico do município.

Atualmente, de acordo com o Guinness Book, a rua com mais curvas do mundo está localizada em São Francisco, na Califórnia, chamada Lombard Street. Ela possui oito curvas fechadas e é um dos pontos turísticos mais populares da cidade. A nova obra em São Joaquim é considerada um projeto ousado que pretende tomar o título da rua californiana.