Por unanimidade, Câmara de Caxias aceita pedido de cassação do vereador Sandro Fantinel

Após ofender trabalhadores em seu discurso na Câmara de Caxias do Sul, vereador Sandro Fantinel teve seu mandato cassado nesta quinta-feira
Divulgação/Câmara de Caxias do Sul

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, teve o pedido de cassação de mandato aceito após ofender trabalhadores baianos resgatados em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves. A decisão foi votada no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (1), e teve a unanimidade dos votos favoráveis para o acolhimento do pedido de cassação do vereador.

Foram 22 votos favoráveis e nenhum contrário. De todos os vereadores da Somente Fantinel não esteve presente no plenárioDe imediato, o parlamentar fica afastado de suas funções por 90 dias.

Conforme o rito previsto no Decreto-Lei 201/67, agora será imediatamente constituída a Comissão Processante, composta por três vereadores. Eles devem emitir um parecer prévio em cerca de 20 dias, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia.

Em caso de arquivamento, o parecer será submetido ao Plenário, que poderá confirmá-lo ou rejeitá-lo. Em caso de prosseguimento, o Presidente da Comissão Processante dará início à instrução e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários.

Tu viu?

Calor se intensifica no RS e há risco para temporais

Cinco são presos em ação contra o tráfico internacional de armas na fronteira

O plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul ficou lotado para acompanhar a sessão que cassou o mandato de Fantinel. Com tambores, bandeiras e gritos de protesto, lideranças do movimento negro, do povo nordestino e de partidos políticos.

A sessão chegou a ser suspensa antes das 9h por pelo presidente Zé Dambrós, para reunião entre os parlamentares. Os trabalhos foram retomados, perto das 10h, de forma definitiva, com a leitura de todos os pedidos de cassação contra a parlamentar. Conforme decisão da mesa diretora, todas as solicitações foram votadas em conjunto e não de forma individual.

Os quatro pedidos de cassação foram protocolados pelos partidos PT e Patriotas, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em conjunto com o órgão baiano e pelo ex-vice-prefeito Ricardo Fabri.

Sandro Fantinel é expulso do Partido Patriota

Nesta quarta-feira (1), Sandro Fantinel foi expulso do Partido Patriota. A decisão foi tomada após um discurso em que o parlamentar municipal questiona a repercussão do resgate de empregados em situação de escravidão. Em sua fala, ele também ofendeu os trabalhadores baianos.

Conforme o ofício do partido, o discurso do vereador está “maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho”.

Vereador de Caxias sugere que empresários não contratem baianos

Em uma manifestação feita na sessão de terça-feira (28), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (RS), o vereador Sandro Fantinel, do Partido Patriota, ofendeu os trabalhadores encontrados há cinco dias em condição análoga à escravidão na cidade de Bento Gonçalves.

No discurso sobre os trabalhadores, Fantinel questionou se as empresas terão que colocá-los em “hotel cinco estrelas”. Além disso, o vereador aconselhou que empresários do setor não contratem pessoas da Bahia e as definiu como “um povo que vive na praia tocando o tambor” e “acostumado com carnaval e festa”.

O vereador de Caxias do Sul também destacou que “Os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa, e no dia de embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam”.