Bolsonaro prestará depoimento nesta terça sobre suposto esquema de fraude em cartão de vacina

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá prestar depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (16). A ação faz parte da investigação sobre um esquema de fraudes em dados de vacinação contra a Covid-19. Bolsonaro deverá ser questionado sobre os dados de imunização no seu cartão e no de sua filha, além de detalhar sua relação com seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. 

Entenda

No dia 3 de maio, a PF deflagrou a Operação Venire, que investiga a possível inserção de dados falsos relativos à vacinação contra Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, e 16 de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Federal, todos os envolvidos na investigação teriam emitido certificados falsos de vacinação entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, para burlar restrições sanitárias relativas à pandemia no Brasil e nos Estados Unidos. Com isso, a ação investiga possíveis crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Durante a operação, o ex-presidente teve o seu telefone celular apreendido, além disso, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, foi um dos presos. Uma das suspeitas é que a inserção de dados falsos teria beneficiado Jair Bolsonaro, sua filha de 12 anos, o tenente-coronel Mauro Cid, e ainda a filha e a esposa do antigo ajudante de ordens do ex-presidente. 

Além de Cid, foram detidos o policial militar Max Guilherme e o militar do Exército Sérgio Cordeiro (seguranças de Bolsonaro), o secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha, o sargento do Exército Luís Marcos dos Reis (ex-integrante da equipe de Mauro Cid) e Ailton Gonçalves Moraes Barros, candidato a deputado estadual pelo PL-RJ em 2022.