Vale do Taquari tem procissão até o Cristo Protetor de Encantado na Sexta-Feira Santa

Vale do Taquari tem procissão até o Cristo Protetor de Encantado na Sexta-Feira Santa
(Créditos: Vanessa Goldoni / Associação Amigos de Cristo/Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, fiéis vão realizar procissão até o monumento do Cristo Protetor em Encantado, no Vale do Taquari na Sexta-feira Santa (7). O início da caminhada está previsto para as 5h30, e tem como ponto de encontro o Painel do Imigrante, na Igreja Matriz, no Centro. A Via-Sacra até o monumento, no topo do Morro das Antenas, começa na Lagoa da Garibaldi. O trajeto todo tem cerca de 9 quilômetros, e contará com 14 estações, que encenam desde a condenação de Jesus Cristo até sua crucificação.

A expectativa, segundo a organização, é que até seis mil fiéis participem do evento em caso de tempo bom. A primeira edição da procissão, no ano passado, reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Tu viu?

Volante Gabriel, do Inter, lança linha de material escolar para crianças carentes
Motorista é flagrado a 170km/h em rodovia da serra catarinense

Estrutura para os fiéis durante o trajeto

Durante a caminhada, a partir do Bairro Lambari até o Cristo Protetor, a Polícia Rodoviária fará o bloqueio do trânsito para a passagem dos fiéis. Ao longo do percurso, os peregrinos também terão, à disposição, pontos de distribuição de água e banheiros químicos. Pessoas com dificuldade de mobilidade poderão realizar o roteiro de ônibus. O transporte parte do Parque João Batista Marchese às 06h45min. Ao fim do evento, às 10h, o mesmo veículo retorna ao parque.

Cristo Protetor de Encantado

O Cristo Protetor de Encantado tem 43,5 metros de altura, tamanho equivalente a um prédio de 14 andares. A obra é a maior do mundo, superando em cinco metros o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. O monumento começou a ser construído em 2019, custeado com recursos de empresários da região. A escultura é de autoria do artista cearense Markus Moura.

De acordo com a Associação Amigos de Cristo, há uma média entre 1500 e 2000 visitantes por fim de semana, atualmente. A partir do dia 10 de abril, começam as obras do complexo do entorno da estátua, que vai contar com capela, fonte e lojas. A estimativa inicial de conclusão é para o fim de novembro deste ano. Hoje, fora o monumento, a área tem um pequeno espaço para venda de lembranças e lanches.

Visitação Cristo Protetor de Encantado

O monumento está aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Na Sexta-Feira Santa, a visita conduzida ao Cristo Protetor ocorrerá a partir do meio-dia, devido às celebrações de Páscoa.

  • O valor da contribuição para acesso é de R$ 30, com meia-entrada de R$ 15 para maiores de 60 anos e moradores de Encantado (mediante apresentação de comprovante de residência). Crianças de até 12 anos estão isentas.

  • É recomendado o uso de roupas leves e protetor solar no espaço para facilitar a caminhada.

  • O complexo está em obras, então, o acesso ao coração do Cristo Protetor ainda não é permitido. A Associação Amigos de Cristo não vende pacotes de visitação com antecedência, já que a disponibilidade de visitação depende do avanço das construções e de clima ensolarado.