Suárez erra pênalti, mas João Pedro garante a vitória do Grêmio diante do Santos

Foto: Divulgação/Santos

Na partida que fechou a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu o Santos no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no final da tarde deste domingo (16). No reencontro de Odair Hellmann e Renato Portaluppi, o Tricolor saiu vitorioso com um gol de João Pedro.

Tu Viu?

Gaúcha casada com o atacante Pedro, do Flamengo, é investigada por lavagem de dinheiro

Condenada pela morte do filho, Alexandra Dougokenski é apontada como assassina do primeiro marido em Farroupilha

A partida começou agitada, com o Santos chegando em um cruzamento no primeiro minuto, seguido de boa jogada de Diogo Barbosa pelo lado tricolor. Contudo, após o calor inicial, o primeiro tempo foi marcado por poucas oportunidades dos dois lados. O Grêmio, superior, valorizou a posse diante de um Santos que apostava na velocidade. 

O Tricolor teve boa chance de abrir o marcador na batida de Cristaldo, aos 10 minutos, mas depois não conseguiu perfurar a forte marcação santista que anulou suas principais peças ofensivas. Ainda assim, o time comandado por Odair levava pouco perigo ao gol de Adriel até a entrada de Soteldo.

Nos minutos finais do primeiro tempo, aos 43’, João Pedro chegou em velocidade para pegar a sobra de longa distância e marcou um golaço com a perna canhota. O lateral aproveitou a comemoração para homenagear a filha Maria, que deve nascer na próxima semana.

Logo no início do segundo tempo, Wilton Pereira Sampaio foi chamado no VAR após um pisão de Messias em Cristaldo dentro da área passar despercebido pelo árbitro, que marcou a penalidade. Na cobrança, Suárez bateu forte e isolou a bola, errando o seu terceiro pênalti com a camisa do Grêmio.

Apesar de não ter sofrido o gol, a marcação do pênalti pareceu acordar os visitantes. O Santos cresceu na sequência e equilibrou o jogo, obrigando Adriel a fazer uma difícil defesa no cabeceio de Eduardo aos 16’. O Peixe se manteve superior no jogo e foi pouco ameaçado pelo Grêmio na etapa. A melhor oportunidade gremista saiu dos pés de Zinho, que bateu colocado após roubar a bola na defesa santista, mas foi defendido por João Paulo.

O jogo ficou dramático na reta final após Soteldo receber dois cartões amarelos em dois minutos (o primeiro por reclamação e o segundo em dura entrada em Thomas Luciano), sendo expulso aos 42’. Com um homem a mais, o Grêmio chegou a levar perigo com Suárez, defendido pelo goleiro, mas não conseguiu encontrar o segundo gol.

O Grêmio volta a entrar em campo no próximo sábado (22), quando enfrenta o Cruzeiro, fora de casa, às 21h.

Ficha técnica

Grêmio: Adriel, João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann, Diogo Barbosa, Villasanti (Darlan), Bitello, Cristaldo (Nathan), Zinho (André), Vina (Galdino), Luis Suárez. 

Santos: João Paulo, Nathan, Messias, Eduardo, Felipe Jonatan, Dodi (Bruno Mezenga), Camacho (Rodrigo Fernández), Lucas Lima (Miguelito), Daniel Ruiz (Ângelo), Lucas Barbosa (Soteldo), Marcos Leonardo.