Sexta-Feira Santa: confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Sexta-Feira Santa: confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre
(Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Serviços públicos e privados de Porto Alegre terão mudanças no funcionamento na Sexta-Feira Santa (07). Pronto atendimentos e hospitais, por exemplo, funcionarão normalmente. Porém, bancos, agências dos Correios e unidades da CEE Equatorial estarão fechados. Já comércios e supermercados poderão funcionar mediante acordo coletivo.

Tu viu? 

Criminoso furta placa de carro e deixa bilhete exigindo Pix para resgate em Fortaleza
Pesquisa aponta que torcedor gremista é um dos que menos gasta com comida em dias de jogos

Bancos

As agências bancárias do Estado não funcionam na Sexta-Feira Santa (07). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas as áreas de autoatendimento estarão disponíveis no feriado, assim como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking).  Na segunda-feira (10), o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente.

Segundo a  Febraban, contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês, com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, na segunda-feira

Comércio

Apenas lojas que assinaram acordo coletivo poderão abrir normalmente na Sexta-Feira Santa, em Porto Alegre, de acordo com o Sindlojas-Poa. Segundo o sindicato, nos dias 8 e 9 de abril o funcionamento ocorrerá normalmente.  

Mercados  

Na Capital, o funcionamento dos supermercados será como o das lojas. Dessa maneira, estabelecimentos que aderiram ao acordo coletivo podem funcionar na sexta-feira. Já no final de semana, o funcionamento será normal.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar irá funcionar em regime de plantão centralizado, das 8h às 18h, e noturno das 18h às 8h, na Rua Fernando Machado 657, no Centro Histórico.

Contatos para emergências:

Telefones : (51) 3289-2020 e (51) 3289-8485 
e-mail: [email protected]

Correios 

As agências dos Correios não irão abrir na sexta-feira (07). Entretanto, a Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível nos seguintes canais:

Site dos Correios, na página do Fale Conosco

Telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100

Chat

Esses canais funcionam, normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. No dia 8, as agências que costumam abrir no sábado funcionarão normalmente.

Defesa Civil 

A Defesa Civil de Porto Alegre estará em  plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.  

Limpeza Urbana 

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá funcionar normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais funcionam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156. 

Luz 

As agências de atendimento da CEEE Grupo Equatorial não vão  funcionar durante o feriado. As atividades voltam  normalmente na segunda-feira (10). Os clientes podem solicitar serviços, no feriado, pelos seguintes contatos:

Site  

Telefone: 0800 721 2333  

Atendimento virtual (Whatsapp): (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)  

Para falta de energia: SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia) 

Saúde 

As unidades de pronto atendimento e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – irão funcionar normalmente.  

Unidades de Pronto Atendimento 24h

  • UPA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza) 
  • UPA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus) 
  • UPA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro) 
  • UPA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº – telefone: 3289-3456) 
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – telefone: 3368-1619) 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.  Durante todo o feriado, há a opção de atendimento via PocTelemedicina no site prefeitura.poa.br/poctelemedicina. Acesso exclusivo para moradores de Porto Alegre. 

Unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado da Sexta-feira Santa. O atendimento será retomado  na segunda-feira (10), assim como  vacinação contra covid-19 e gripe.

Hemocentro

O Hemocentro não vai funcionar na sexta (7). Os atendimentos serão normalizados na segunda (10) às 8h.

Agências FGTAS/Sine 

Na Sexta-feira Santa, as unidades FGTAS/Sine estarão fechadas. Em Porto Alegre, a medida também se aplica  na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132.  O atendimento volta ao normal na segunda-feira.

Ônibus

O transporte coletivo irá operar com tabela de feriado nesta sexta-feira, 7, em Porto Alegre. No sábado e no domingo, os ônibus operam com a tabela normal de final de semana.

Trensurb

Os trens irão operar na sexta-feira, e no domingo, com horários de domingos e feriados, no qual o intervalo entre os trens é maior. Já no sábado, o transporte funciona normalmente, com a tabela de horários utilizada nos sábados.