RS chama 431 aprovados em concurso da Susepe

RS chama 431 aprovados em concurso da Susepe
(Crédito: Diego Mendes/Ascom Susepe)

A nomeação de 431 aprovados no concurso da Susepe, a Superintendência dos Serviços Penitenciários já está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A lista consta no documento de quarta-feira (26). São 355 agentes penitenciários, 43 agentes penitenciários administrativos e 33 técnicos superiores penitenciários (TSP).

Tu viu?

Começa a Campanha do Agasalho 2023 no RS; saiba como doar
RS tem mais de 900 vagas abertas em concursos públicos

Antes de iniciarem suas funções, os nomeados farão o Curso de Formação Profissional na Escola do Serviço Penitenciário. A capacitação tem aulas presenciais e à distância, e ainda não tem data prevista para iniciar.

Esta é a primeira chamada para os cargos de agente penitenciário e agente penitenciário administrativo do concurso realizado em 2022. Em relação ao cargo de técnico superior penitenciário, 72 foram nomeados anteriormente.

Pela primeira vez, houve vagas para ciências da computação, terapia ocupacional, estatística, educação física, pedagogia, arquitetura e engenharias diversas, totalizando 18 especialidades. A reserva de vagas para candidatos transexuais é outra novidade, tornando o Rio Grande do Sul pioneiro na adoção da medida.

O aumento do número de servidores, nos três cargos, é fundamental para qualificar a prestação do serviço prisional gaúcho. Com essa convocação, também teremos capacidade de atender a demandas imediatas que irão surgir com a abertura de novas casas prisionais prevista para este ano, como é o caso da nova Cadeia Pública de Porto Alegre, da Penitenciária de Charqueadas II, do Módulo de Segurança Máxima da PASC e da ampliação da Penitenciária de Canoas”, detalha Mateus Schwartz, superintendente da Susepe.

Novos nomeados na Segurança Pública até agosto

O Governo do Estado anunciou, em 27 de março, que faria o chamamento de 1.331 aprovados em concursos da Segurança Pública no RS, até agosto deste ano. A Susepe é o órgão com o maior número de nomeações.

Ainda em abril , haverá a nomeação de 100 soldados para os Bombeiros. Já em julho, 200 escrivães e 200 inspetores irão para a Polícia Civil. Para finalizar o calendário, 400 soldados chegam para reforçar o contingente da Brigada Militar em agosto.

Cronograma 

Abril

  • Bombeiros – 100 soldados (praças)
  • Susepe – 355 agentes prisionais, 43 agentes administrativos e 33 técnicos superiores

Julho

  • Polícia Civil – 200 escrivães e 200 inspetores

Agosto

  • Brigada Militar – 400 soldados (praças)