Porto Alegre: o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes

Porto Alegre: o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes
(Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Serviços públicos e privados de Porto Alegre terão mudanças no funcionamento neste feriado de Tiradentes (21). Bancos, agências dos Correios e unidades da CEEE Equatorial estarão fechados. Já os prontos atendimentos e hospitais funcionam normalmente, enquanto comércios e supermercados podem abrir mediante acordo coletivo.

Tu viu? 

Justiça do RS determina que companhia aérea devolva valor e indenize clientes após cobrança indevida
Liberada consulta a novo lote residual de restituição do IR; veja como fazer

Bancos

As agências bancárias do Estado não funcionam na sexta-feira (21). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas as áreas de autoatendimento estarão disponíveis no feriado, assim como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking).  Na segunda-feira (24), o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente.

Segundo a  Febraban, contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês, com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, na segunda-feira

Comércio

Apenas lojas que assinaram acordo coletivo poderão abrir normalmente na sexta-feira em Porto Alegre, de acordo com o Sindlojas-Poa. O horário de funcionamento é definido pelas lojas e centros comerciais, com base nas regras do acordo. Porém, segundo o Sindicato, é corriqueiro que o comércio de rua adote o funcionamento das 9h às 19h e, o de empreendimentos em shopping centers, das 10h às 22h. 

Mercados  

Na Capital, o funcionamento dos supermercados será como o das lojas. Dessa maneira, estabelecimentos que aderiram ao acordo coletivo podem funcionar na sexta-feira. O horário de funcionamento é variável, de acordo com cada estabelecimento.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar irá funcionar em regime de plantão centralizado, das 8h às 18h, e noturno das 18h às 8h, na Rua Fernando Machado 657, no Centro Histórico.

Contatos para emergências:

Telefones : (51) 3289-2020 e (51) 3289-8485 


e-mail: [email protected]

Correios 

As agências dos Correios não abrem neste Feriado de Tiradentes (21). Entretanto, a Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível nos seguintes canais:

Site dos Correios, na página do Fale Conosco

Telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100

Chat

Esses canais funcionam, normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. No dia sábado (22), as agências que costumam abrir no sábado, funcionarão normalmente.

Defesa Civil 

A Defesa Civil de Porto Alegre estará em plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.  

Limpeza Urbana 

Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá funcionar normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais funcionam em regime de plantão, porém o DMLU ainda não definiu quais serão os horários de operação. O DMLU atende pelo telefone 156. 

Luz 

As agências de atendimento da CEEE Grupo Equatorial não vão  funcionar durante o feriado. As atividades voltam  normalmente na segunda-feira (24). Os clientes podem solicitar serviços, no feriado, pelos seguintes contatos:

Site da CEEE Equatorial

Telefone: 0800 721 2333

 Atendimento virtual (Whatsapp): (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)  

Para falta de energia: SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia) 

Saúde

As unidades de pronto atendimento e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – irão funcionar normalmente.  

Unidades de Pronto Atendimento 24h

Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza) 

Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus) 

Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)

 

UPA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº – telefone: 3289-3456)

 

Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – telefone: 3368-1619) 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.  Durante todo o feriado, há a opção de atendimento via PocTelemedicina no site prefeitura.poa.br/poctelemedicina. Acesso exclusivo para moradores de Porto Alegre. 

Unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no Feriado de Tiradentes. O atendimento será retomado  na segunda-feira (24), assim como  vacinação contra covid-19 e gripe.

Hemocentro

O Hemocentro não vai funcionar na sexta (21). Os atendimentos serão normalizados na segunda (24) às 8h.

Agências FGTAS/Sine 

Na sexta-feira (21) as unidades FGTAS/Sine estarão fechadas. Em Porto Alegre, a medida também se aplica na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).  O atendimento volta ao normal na segunda-feira (24).

Ônibus

O transporte coletivo opera com tabela de feriado nesta sexta-feira (21) em Porto Alegre. No sábado (22) e no domingo (23), os ônibus devem ter o funcionamento alterado devido aos festejos de São Jorge, que devem bloquear algumas ruas do Bairro Partenon, na Zona Leste. Os horários ainda não foram divulgados.

Trensurb

Os trens irão operar na sexta-feira, e no domingo, com horários de domingos e feriados, no qual o intervalo entre os trens é maior.