Polícia Civil faz a maior apreensão de crack do RS em sítio no Vale do Sinos

Polícia Civil faz a maior apreensão de crack do RS em sítio no Vale do Sinos
(Créditos: Polícia Civil / Divulgação)

A Polícia Civil fez a maior apreensão de crack do RS em um sítio em Araricá, no Vale do Sinos, no último sábado (1). No imóvel, havia 96 kg da droga, além de outros 94 kg de cocaína, 67 kg de maconha e R$ 20 mil em dinheiro. Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Segundo o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc),  o sítio fica na zona rural da cidade e servia como depósito e ponto de distribuição da droga, que vinha de países da América do Sul, como o Peru. O sítio estava sendo monitorado há dois meses.

Conforme a polícia, o homem detido era caseiro do local e, atuava, também, como responsável pela guarda e pela venda da droga. Da propriedade, as substâncias eram transportadas para todo o Rio Grande do Sul. As autoridades estimam que a ação policial causou um prejuízo de mais de R $10 milhões aos traficantes.

Tu viu?

Com produção e venda suspensas pela Anvisa, Fugini é investigada por molho de tomate contaminado no RS
Independiente Medellín x Inter: onde assistir, escalações e tudo sobre o jogo de estreia da Libertadores

O sítio

O imóvel pertence a um  dos líderes de uma facção criminosa, mas está no nome de um terceiro, de acordo com as autoridades. Esse criminoso está preso, e já esteve detido em penitenciária federal fora do RS. A polícia também investiga a pessoa que consta como proprietária do imóvel nos papéis.

Investigação

Segundo  a investigação, o grupo criminoso em questão é conhecido por obter imóveis, carros de luxo e até aviões, por meio da lavagem de dinheiro. Durante o monitoramento do homem responsável pela entrega das drogas, a polícia percebeu que ele comparecia, com frequência, no tal sítio em Araricá. A abordagem ocorreu quando o suspeito conduzia seu veículo numa estrada na área rural do município, e preso em flagrante.

No veículo, havia três quilos de cocaína pura e o dinheiro em espécie. Já no sítio, em um galpão da propriedade, estavam os entorpecentes escondidos em tonéis. Os agentes também apreenderam telefones celulares, material para embalar os entorpecentes, balanças para pesagem da droga e o veículo utilizado para a entrega dos produtos.