Pescador goiano captura pirarara com mais de 70 kg e conquista recorde mundial

O pescador goiano Antônio Pedro, de 26 anos, garantiu um recorde mundial ao praticar pesca esportiva, no Mato Grosso
Divulgação

O empresário goiano Antônio Pedro, de 26 anos, garantiu um recorde mundial ao pescar uma pirarara gigantesca, no Mato Grosso. Ele fisgou um exemplar de mais de 1,4 metro de comprimento e cerca de 70 kg. O peixão foi capturado em uma viagem pelo Rio Xingu, em agosto de 2022. Antonio afirmou, em publicação do portal G1, que a busca pelo recorde já durava quase 10 anos.

Tu viu?

CTG Sentinela da Querência vai representar o Brasil em festival na Colômbia
Após 95 anos, Hotel Bassani encerra as atividades em Capão da Canoa

A pesca esportiva, em território indígena, pode ser realizada com a autorização da comunidade indígena, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O empresário contou ao G1 que a pescaria aconteceu durante uma visita à região do Xingu, a convite de indígenas da comunidade Morená.

A pirarara é um bagre nativo das bacias dos Rios Amazonas, Tocantins e Araguaia. Pode atingir mais de 1,50m de comprimento e ultrapassar os 50kg.

A oficialização do recorde ocorreu dois meses depois, em dezembro do mesmo ano, pela International Game Fish Association (IGFA). 

Estou neste ramo desde muito tempo. Saímos de Goiânia e pegamos mais de mil quilômetros e, quando chegamos lá, eles [indígenas] falaram que tinham peixes fora do normal. Já tinha em mente o tamanho do recorde passado e o tamanho do peixe que precisava pegar”, afirmou.

Segundo Antônio, o recorde anterior também pertencia a um brasileiro. O peixe pesava cerca de 40 kg e tinha 1,3 metros. 

Pescador goiano busca de novos recordes

Antonio revelou que pretende alcançar novos recordes, como o da piraíba, considerada umas das maiores espécies de peixe de água doce do mundo. Outros exemplares buscados pelo empresário são: tucunaré amarelo, tucunaré azul e o tucunaré açu.

Toda vez que vou pescar estou com eles na cabeça. Tenho os alicates certinhos e fico pensando em pegá-los, assim como outros peixes. Já vou com isso tudo em mente”, disse ao G1.