CTG de Santa Maria vai representar o Brasil em festival de danças folclóricas na Colômbia

O CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, vai representar o Brasil no 1º Encuentro Mundial de las Culturas Populares, em Cali, Colômbia
(Crédito: Divulgação/Sentinela da Querência)

O CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, na Região Central, representará o Brasil no 1º Encontro Mundial de Culturas Populares, em Cali, na Colômbia. O evento de dança folclórica acontece de 24 de abril a 6 de maio. Entre os representantes internacionais há grupos dos Estados Unidos, do Canadá, de Gana, do México, de Cuba e da Polônia.

Tu viu?

RS: homicídios e lesões corporais contra mulheres aumentam no primeiro trimestre de 2023
Após 95 anos, Hotel Bassani encerra as atividades em Capão da Canoa

No último domingo (16), um almoço-show foi oferecido na sede do grupo, no Bairro Camobi, onde foi apresentada a coreografia que será levada para a capital colombiana. O repertório conta com ritmos tradicionais, como a chula, e inclui até a dança típica carioca, com o samba de gafieira.

Valmir Beltrame, de 58 anos, professor e coordenador artístico do CTG Sentinela da Querência, afirmou, ao jornal Diário de Santa Maria, que o grupo chega em Cali na noite de 23 de abril. Já no dia 25 começam as disputas com outros 14 países. O CTG de Santa Maria também estará na grande cerimônia de encerramento do evento, no dia 7 de maio, na praça central da cidade.

Mais uma vez representamos o Brasil em um grande festival de folclore e arte popular. Nós competimos com grupos do Brasil todo e apenas um é escolhido pelo braço folclórico da Organização das Nações Unidas (ONU) para representar o país nesses festivais. Já estivemos em mais de 26 cidades pelo mundo” contou Valmir ao Diário SM.

A inclusão de trechos de samba de gafieira na apresentação surgiu com a ideia de mostrar a cultura do Brasil todo, além de levar a arte regional para o mundo. O show terá a participação da atual Rainha do Carnaval de Santa Maria, Lívia Romero.

CTG Sentinela da Querência e mais de 40 grupos artísticos

O 1º Encuentro Mundial de las Culturas Populares acontece de 24 de abril a 6 de maio, em Cali, na Colômbia. A festa pretende transformar a cidade no centro mundial da cultura popular. O evento tem na programação mais de 250 shows gratuitos. Serão mais de 15 grupos internacionais, e 30 do país sede, que estarão em diferentes palcos da cidade, espalhando cores, música e diversidade artística. 

A organização do evento vai bancar a estadia, refeições transporte dos brasileiros na Colômbia. Já o CTG Sentinela da Querência arcará com a viagem até Cali. Os recursos estão sendo arrecadados em eventos como o almoço-show do dia 16 de abril, que reuniu mais de 350 pessoas.