Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Santa Cruz

Foto: Vinicius Molz/Santa Cruz

Em seu primeiro ano de volta ao Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte, o Santa Cruz mostrou garra para lutar pelo acesso, caindo somente para o campeão da competição. Buscando repetir a boa campanha de 2022, mas com o diferencial de fechar o campeonato com chave de ouro, a ascensão, o Galo tem apostado suas fichas em uma equipe experiente.

Primeiro atleta a ser apresentado, o goleiro Rafael Copetti pode ser tomado como exemplo do plantel do Santa Cruz para a Divisão de Acesso. O arqueiro conhece muito bem o caminho que um time deve seguir para chegar a primeira divisão do campeonato gaúcho, já que vem de dois acessos consecutivos na carreira. Em 2021, Copetti defendeu o Guarany de Bagé, já em 2022 teve grande importância na ascensão do Esportivo.

Em entrevista ao Portal Gaz, de Santa Cruz do Sul, o presidente do alvinegro, Miguel Lambert Schuck, se mostrou bastante confiante com o acesso neste ano e afirmou que a motivação para o otimismo é o trabalho a longo prazo e a estabilidade financeira que o clube se encontra. “Temos total confiança de que alcançaremos esse objetivo neste ano. Logo que se encerrou o campeonato do ano passado, iniciamos um trabalho forte de avaliação e preparação para a montagem de um elenco altamente competitivo, e que irá brigar pelo acesso“, disse.

Ao mesmo portal, o técnico Daniel Franco, explicou como estão sendo os últimos dias de preparação e afirmou que a exigência será ainda maior este ano. “Já foi falado isso aos atletas: nós precisamos evoluir. A nossa régua tem que subir a cada treino, e, principalmente, a cada jogo. Independente de ser oficial ou não. Então, vai exigir mais. Acredito que vamos estar melhor preparados; vamos ter uma apresentação melhor, e os atletas mais preparados como um todo, na parte física, técnica, porque estamos numa fase de equilibrar esse grupo”, comentou.

O Galo já realizou dois amistosos: venceu o Sindicato dos Atletas, por 2×1, e empatou, em Porto Alegre com o Monsoon, integrante do Grupo A do Gauchão Série A2, por 1×1.

Plantel

Goleiros: Rafael Copetti, Villa, Ruan e Gustavo
Laterais: Marcão (D), Henrique Castro (D), Márcio (D),  Paulo Júnior (E) e Taygor Gaúcho (E)
Zagueiros: Diego Rocha, Kevlin Silva, Tairone, Micael e Jean
– Volantes: David Cunha, Hippólito Neto, Murilo e Gean Carlo
Meias: Leonardo Paul e Maurício Ferreira
Atacantes: Pablo Bueno, Cauã, Vini Santos, Pepeto, Andrei, Eduardão e Gustavo Sapeka

Técnico: Daniel Franco
– Auxiliar técnico: Rodrigo da Rosa
– Preparador físico: Rogério Cézar Trentin
– Preparador de goleiros: Gilmar Silva

Caminho na competição

O Santa Cruz pertence ao Grupo B, juntamente com Bagé, Guarany, Guarani-VA, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas e São Gabriel. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, no Estádio dos Plátanos, quando recebe o Pelotas.

1º Rodada16 de abril  às 15h30: Santa Cruz x Pelotas
2º Rodada
23 de abril às 16h: Bagé x Santa Cruz
3ª Rodada30 de abril às 16h: Santa Cruz x São Gabriel
4ª Rodada – 6 de maio às 16h: Guarani-VA x Santa Cruz
5ª Rodada
14 de maio às 16h: Santa Cruz x Inter-SM
6ª Rodada21 de maio às 15h: Guarany x Santa Cruz
7ª Rodada
28 de maio às 16h: Santa Cruz x Lajeadense
8ª Rodada03 e 04 de junho: Lajeadense x Santa Cruz
9ª Rodada
10 e 11 de junho: Santa Cruz x Guarany
10ª Rodada17 e 18 de junho: Inter-SM x Santa Cruz
11ª Rodada
24 e 25 de junho: Santa Cruz x Guarani-VA
12ª Rodada01 e 02 de julho: São Gabriel x Santa Cruz
13ª Rodada
08 e 09 de julho: Santa Cruz x Bagé
14ª Rodada
16 de julho: Pelotas x Santa Cruz

Última participação

Campeão da Segunda Divisão em 2021, o Santa Cruz viveu uma verdadeira queda livre no Campeonato Gaúcho nos últimos anos, cenário que mudou com o acesso ao Gauchão Série A2, há dois anos atrás. De 2005 a 2013 o alvinegro integrou a elite do futebol gaúcho, já de 2014 a 2018 disputou a Divisão de Acesso e de 2019 a 2021, a última divisão gaúcha.

Sua última participação no Gauchão A2 foi no ano passado. A equipe terminou a fase classificatória na primeira colocação do Grupo B, com 26 pontos, 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Nas quartas de final, porém, foi derrotada na partida de ida por 1×0, ficou no empate na volta e acabou sendo eliminado pelo Esportivo, que posteriormente seria campeão da competição.

História

Fundado em 1913, o Futebol Clube Santa Cruz foi ingressar no futebol profissional somente no ano de 1930. Um fato curioso em sua história é que entre 1974 a 1978 o alvinegro e seu rival, o Avenida, fizeram uma fusão, e resultaram na Associação Santa Cruz de Futebol, união que colheu bons frutos, e o clube chegou a ficar entre os quatro melhores do Estado na época.

De volta à origem, na década de 1980 o clube conseguiu fazer boas campanhas estaduais, a melhor colocação do clube no Campeonato Gaúcho foi um quarto lugar em 1988. Seu primeiro título veio somente em 2020, quando conquistou a Copa FGF. Sete meses depois, ergueu nova taça, dessa vez da Segunda Divisão de 2021.

Outra curiosidade envolvendo o Santa Cruz é quanto ao seu, agora, ex-presidente. Em 2012, as câmeras de TV flagraram um único torcedor do Santa Cruz no Olímpico, em Porto Alegre, comemorando o gol do Galo na derrota por 4 a 1 diante do Grêmio, e desde então este foi chamado pela mídia de “torcedor solitário”. Um ano depois, Tiago Rech assumiu a assessoria de imprensa do clube e, logo depois foi eleito presidente e esteve à frente dos únicos títulos do Galo.

A casa do Santa Cruz é o Estádio dos Plátanos. Além do clube de futebol, a equipe de futebol americano Santa Cruz do Sul Chacais, famosa na cidade, também manda seus jogos em competições da modalidade no local. Atualmente, os Plátanos tem capacidade para aproximadamente 3.500 pessoas.