Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Lajeadense

Foto: José Roberto Gasparotto/Lajeadense

Após bater na trave no ano passado quando assunto é o acesso à elite do futebol gaúcho, o Lajeadense só tem um foco neste ano: fazer uma boa campanha no Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte e retornar à primeira divisão. Para isso, o alviazul optou por contar com um comandante conhecido pela torcida e uma mescla de nomes que fizeram parte do elenco do ano passado e novidades, ambos com uma média de idade baixa.

Em entrevista ao Grupo Independente, o técnico Serginho Almeida afirmou que as últimas duas semanas de pré-temporada serão dedicadas aos retoques finais na equipe, como treinamentos de bola parada e infiltração. A grupo, porém, ainda não está completo, o que deixa a situação um pouco complicada, já que alguns nomes devem chegar somente após o término dos campeonatos estaduais. “Acreditamos que só teremos o grupo completo na semana da estreia. […] Mas esse não é um problema que só o Serginho tem, muitas equipes estão com esse problemas que os atletas estão em outros lugares, mas tenho que pensar nos jovens que estão aqui“, explicou.

Quanto aos objetivos, o treinador afirmou que, independente de condições financeiras, o Lajeadense vai em busca do Acesso. “O objetivo é não cair para alguns, mas eu não posso pensar assim, eu quero pensar em chegar, eu quero pensar em subir e quero pensar em colocar o Lajeadense na primeira divisão. Esse é o meu pensamento e vou trabalhar com ele todo os dias“, finalizou.

Visando o início da competição,a equipe já realizou vários testes neste início de pré-temporada. Em jogo treino contra a equipe do IVO10 sub17, o alviazul venceu por 3×1. Já na semana passada ganhou do Inter sub20 por 4×0. Um último amistoso, desta vez com um adversário direto na luta pelo acesso, está marcado para sábado (8) contra o Passo Fundo, em Lajeado.

Caminho na competição

O Lajeadense pertence ao Grupo B, juntamente com Bagé, Guarany, Guarani-VA, Inter-SM, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, no Estádio Alviazul, quando encara o Bagé.

1º Rodada16 de abril  às 16h: Lajeadense x Bagé
2º Rodada23 de abril às 16h: São Gabriel x Lajeadense
3ª Rodada
30 de abril às 16h: Lajeadense x Guarani-VA
4ª Rodada
7 de maio às 16h: Inter-SM x Lajeadense
5ª Rodada 14 de maio às 16h: Lajeadense x Guarany
6ª Rodada
21 de maio às 16h: Lajeadense x Pelotas
7ª Rodada28 de maio às 16h: Santa Cruz x Lajeadense
8ª Rodada
03 e 04 de junho: Lajeadense x Santa Cruz
9ª Rodada10 e 11 de junho: Pelotas x Lajeadense
10ª Rodada
17 e 18 de junho: Guarany x Lajeadense
11ª Rodada24 e 25 de junho: Lajeadense x Inter-SM
12ª Rodada
01 e 02 de julho: Guarani-VA x Lajeadense
13ª Rodada08 e 09 de julho: Lajeadense x São Gabriel
14ª Rodada16 de julho: Bagé x Lajeadense

Plantel

Goleiros: Cainã Ferreira, Igor Castro e Thainan Horst
Laterais: Alan Bald, Guilherme Borges, Gabriel Camargo e Kevin Moraes
Zagueiros: Pedro Miritz, Deivid Machado e Vitor Dadalt
Meias: Wellington Pará, Wesley Amaral, Marcos Felipe, Júlio Cézar, Luca Giovanella e Douglas Silva
Atacantes: Maycon Bamberg, Alexandre Manzoni, Edson Silva, Ramon Tresoldi, Gian Luca Almeida, Gabriel Lagoa e Patrick Correia

Técnico: Serginho Almeida
– Auxiliar técnico: Alexandre Bindé
– Preparador físico: Júnior Peranzoni
Preparador de goleiros: Lucas Neves

Última participação

Desde seu rebaixamento, em 2016, o Lajeadense busca seu retorno à elite do futebol gaúcho. Em 2017 e 2021 bateu na trave, quando chegou à semifinal, mas acabou caindo para Avenida e União Frederiquense, respectivamente. Em 2018 e 2019 ficou pelo caminho ainda nas quartas de final.

Já em sua última participação no Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte, o alviazul esteve muito perto de seu objetivo. Após terminar a fase classificatória na terceira colocação do Grupo B, com 23 pontos, 6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, eliminou o Glória nas quartas, porém deu adeus ao sonho após não passar o Esportivo, que mais tarde seria campeão da competição.

História

Fundado em 1911, o Clube Esportivo Lajeadense é o único representante da cidade no cenário futebolístico. Logo em sua primeira década, o alviazul já se destacava no cenário regional, conquistando em 1920 seu primeiro título de campeão do Alto Taquari. 

Já o seu melhor ano na elite do futebol gaúcho aconteceu somente 80 anos depois de sua fundação. Em 1991 o clube alcançou o melhor resultado de sua história no Campeonato Gaúcho, ficando na quarta colocação, somente atrás de Grêmio, Inter e Juventude. Ainda no cenário estadual, a equipe foi campeã da Série A2 em duas oportunidades, 1959 e 1979.

A história recente, porém, também reserva bons momentos. De 2010 a 2015 o Lajeadense viveu anos memoráveis, com direito a conquistas de títulos importantes para as equipes do interior gaúcho. 

Em 2010, o alviazul retornou à elite do futebol gaúcho. Já em 2014 deu adeus aos 16 anos de jejum e voltou a erguer taças. Em um intervalo de apenas 60 dias, o Lajeadense foi o campeão da Copa Fernandão, da Copa Sul-Fronteira e da Super Copa Gaúcha, conquistando a Tríplice Coroa Estadual, sendo o primeiro clube gaúcho a conseguir esse feito. Já no ano seguinte foi a vez de erguer a taça da Recopa Gaúcha, após vencer o Internacional nos pênaltis.

Moderna e inaugurada em 2012, a casa do Lajeadense é o Estádio Alviazul. Além do campo para jogo e arquibancadas com capacidade para sete mil pessoas, a área que fica no bairro Floresta, às margens da RS-130, possui campos suplementares e de treinamento.

Até 2011, o alviazul utilizava o Estádio Florestal. Inaugurado em 1961, foi o primeiro estádio do interior do Rio Grande do Sul com pavilhão. Foi vendido a um grupo de empresários em 2010 e demolido em 2012.