Vitória do Caxias e título do Grêmio: relembre a última final do Gauchão entre as equipes

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Está chegando o dia da grande final do Gauchão Ipiranga. Após o jogo de ida no Centenário terminar empatado por 1 a 1, Grêmio e Caxias irão decidir o campeonato na Arena, no próximo sábado (08), em reedição da final de 2020. Vem com a gente relembrar como foi a última decisão de estadual entre as duas equipes.

Tu Viu?

Taça do Gauchão Ipiranga está em exposição nos postos de combustíveis de Porto Alegre

Grêmio é o clube com maior número de jogadores convocados para Seleção Brasileira Sub-15

Em um ano marcado pela pandemia, o futebol não deixou de ser influenciado. As competições, assim como todas as atividades não essenciais, foram paralisadas, e o Gauchão retornou apenas em julho com as finais marcadas para o final de agosto. Desta forma, o Caxias passou um período de 26 dias sem jogo, enquanto o Grêmio já estava na disputa do Brasileirão. 

Assim como em 2023, o primeiro jogo da final foi disputado no Centenário e acabou sendo crucial para a definição do campeão. Na serra, o Grêmio conseguiu arrancar uma vitória de 2 a 0, com gols de Pepê e Everton Cardoso. 

No jogo de volta, na Arena, as coisas pareciam estar alinhadas para mais um jogo tranquilo para o Grêmio. Administrando a vantagem com a posse de bola e sem se expor, a equipe comandada por Renato Portaluppi abriu o placar logo aos 13 minutos de jogo com Diego Souza. Retornando de lesão, o centroavante aproveitou o rebote no chute de Everton Cardoso que bateu no travessão de Pitol. Com o passar do tempo, o Caxias começou a crescer no jogo. Após Campanholo desperdiçar uma oportunidade aos 26’, Laércio deixou tudo igual ao cabecear com qualidade a bola no cruzamento de Ivan. 

No segundo tempo o Caxias comandou a partida. Sem a torcida e acomodado com o placar agregado, o Grêmio ficou contra as cordas nos 45 minutos finais. Logo aos 9’, Kannemann desviou o chute cruzado de Bruninho e deixou o goleiro Vanderlei rendido no lance. Com o 2 a 1 no placar, bastava mais um gol grená para levar a decisão para os pênaltis.

Apesar de muito esforço dos visitantes, o terceiro gol não saiu. Mesmo com a derrota em casa, o placar de 3 a 2 no agregado confirmou a 39ª conquista do Campeonato Gaúcho do Grêmio.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Relembre as escalações das equipes

Grêmio: Vanderlei, Victor Ferraz, Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Darlan (Maicon), Lucas Silva (Thiago Neves), Jean Pyerre (Isaque), Everton (Luiz Fernando), Alisson, Diego Souza (David Braz). Técnico: Renato Portaluppi.

Caxias: Marcelo Pitol, Ivan, Laércio, Thiago Sales, Bruno Ré, Juliano, Marabá (Bruninho), Carlos Alberto (Yuri), Diogo Oliveira, Claudinho, Marcelo Campanholo (Vinicius Baiano). Técnico: Lacerda.