Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Glória

Foto: Foto: Lenita Maraschin/Glória

Após chegar às quartas de final na edição de 2022 do Gauchão A2 – Esportes da Sorte, o Glória quer almejar coisas maiores neste ano, apesar de um orçamento apertado, conforme o próprio clube frisa. Para isso, contará com um elenco mesclado, com nomes jovens e atletas mais experientes.

À Rádio Progresso, o Gerente de Futebol do Glória, Ivar Saraiva, falou sobre a equipe e como a conquista recente da Copa FGF e a disputa de uma competição nacional ajudou o clube.

Nós tivemos um bom momento no passado, oriundos da conquista da Copinha. Fomos para a Copa do Brasil na sequência, fizemos uma boa Copa do Brasil, comparado com o tamanho da glória, ficamos à frente Grêmio e Inter, passamos de fase e só paramos em um bom jogo na Bahia, contra o Vitória. Isso nos deu uma virilidade, remontamos o time com poucos jogadores do ano passado e do outro, são os jogadores novos que estão compondo o elenco neste ano, mas ajudou muito”, afirmou.

Quanto à expectativa para o desempenho do Leão da Serra no Gauchão A2 – Esportes da Sorte, Ivar adota um tom mais cauteloso para falar em um possível acesso da equipe.

Estamos trabalhando com um dos mais baixos orçamentos dos últimos anos. Mas nem tudo é dinheiro, pois no ano passado nós tínhamos um bom orçamento, jogamos de janeiro a outubro, fizemos um ano cheio, contratamos jogadores experientes com bons valores, comissão técnica também boa e não deu liga. Enquanto no passado fizemos times modestos que foram bem. Não podemos criar uma falsa expectativa, temos como principal objetivo permanecer na Divisão de Acesso, vamos ver como se comporta o grupo durante a competição para ir almejando outros objetivos”, finalizou.

Durante a pré-temporada, o time comandado pelo técnico Fabiano Borba realizou algumas atividades. A equipe goleou, no fim de março, o Águia Tricolor, de Vacaria, por 4×0 e venceu o sub-20 do Juventude, por 2×1, no início de abril.

Caminho na competição

O Glória pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União-FW e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, no Estádio Altos da Glória, quando recebe o Passo Fundo.

1º Rodada16 de abril às 15h30: Glória x Passo Fundo
2º Rodada22 de abril às 19h: União Frederiquense x Glória
3ª Rodada30 de abril às 15h30: Glória x Monsoon
4ª Rodada7 de maio às 15h: Brasil-Far x Glória
5ª Rodada 14 de maio às 15h30: Glória x Gaúcho
6ª Rodada21 de maio às 15h30: Glória x Veranópolis
7ª Rodada28 de maio às 15h30: Tupi x Glória
8ª Rodada03 e 04 de junho: Glória x Tupi
9ª Rodada10 e 11 de junho: Veranópolis x Glória
10ª Rodada17 e 18 de junho: Gaúcho x Glória
11ª Rodada24 e 25 de junho: Glória x Brasil-Far
12ª Rodada01 e 02 de julho: Monsoon x Glória
13ª Rodada08 e 09 de julho: Glória x União Frederiquense
14ª Rodada16 de julho: Passo Fundo x Glória

Plantel

Goleiros: Régis, Jorge, Enzo e Wendel
Laterais: Matheus Destro, Thalis, Lucas Barbosa e Gutti
Zagueiros: Kelvin, Júnior Fell, Léo, Wendell e Gabriel
– Volantes: Marcel, Icardi, Dionathan, Edmilson e Bruno
– Meias: Alexandre Camargo, Carlinhos e Pedro Henrique
Atacantes: Jefferson Luis, Negueba, Adriano Klein, Romário, Bitenka e Tonchi Gonzáles

Técnico: Fabiano Borba
– Preparador físico: Wágner Sãntos
– Preparador de goleiros: Vandre Neves

Última participação

Rebaixado pela última vez em 2016, o Glória chega a sua 7ª participação consecutiva no Gauchão A2. 

Na edição passada, o Leão da Serra teve um bom desempenho na fase classificatória, a qual finalizou na segunda colocação, com seis vitórias, cinco empates e três derrotas. Nas quartas de final, entretanto, a equipe acabou sendo eliminada pelo Lajeadense, com uma vitória do alviazul e um empate.

História

Fundado em 1956, o Grêmio Esportivo Glória tinha como prioridade, em seus anos iniciais, a disputa de torneios amadores locais. Porém, os planos mudaram e, exatos 20 anos depois, a equipe entrou em campo pela primeira vez como clube profissional. Sua primeira aparição no futebol gaúcho foi com o pé direito, quando foi campeão da Chave 3 da Copa Governador. 

Em cenário nacional, o clube foi campeão do Gauchão Série A2, após vencer o Novo Hamburgo, em 1988. A espera por outro título demorou um pouco e somente em 2015 o Leão da Serra voltou a conquistar o mesmo título, tornando-se bicampeão. 

Mais recentemente, em 2021, foi campeão da Copa FGF.

Casa da equipe de Vacaria, o estádio Altos da Glória foi inaugurado em 1973, com a realização de um torneio entre os sócios do clube. O maior público aconteceu em uma partida entre a equipe da casa e o Grêmio, quando recebeu com 8.510 torcedores.

O clube, entretanto, mandou seus jogos em outros locais antes da construção de seu estádio próprio. De sua fundação até 1959, as partidas eram disputadas em um terreno na Rua Borges de Medeiros. Após, ocorreu a transferência para onde atualmente se localiza o Ginásio Municipal de Esportes (antigo CMD, hoje DMD), na Rua Campos Sales, última casa até o Altos da Glórias ser erguido.