Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Brasil de Farroupilha

Foto: Divulgação/SERC Brasil

Com a situação financeira bastante delicada, o Brasil de Farroupilha foi o último clube a cravar sua participação no Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte. Após correr grande risco de queda em 2022, o clube apostará em um elenco modesto neste ano, com o foco na permanência na competição

Apesar de ter contado com um tempo um pouco menor de pré-temporada, se comparado com outras equipes, algumas novidades animaram o torcedor. Durante o anúncio do elenco, figuras conhecidas do futebol gaúcho foram confirmadas, como o zagueiro Jean (ex-Caxias), o centroavante João Paulo (ex-Caxias e Juventude) e o atacante Saldanha (que tem passagens por Novo Hamburgo, Cruzeiro e Ypiranga).

Ao jornal Pioneiro, o técnico Luciano Almeida, que retorna as Castanheiras após passagem como auxiliar em 2019, falou sobre a dificuldade da montagem de elenco, por conta do recurso escasso, e projetou a competição.

O que impacta é que, muitas vezes, a gente acaba perdendo jogadores por uma proposta melhor de outro time. Mas a gente entende a situação do clube. Não é só o Brasil, outras equipes na nossa chave também estão formando um elenco com quatro ou cinco jogadores experientes, enquanto os demais são jovens buscando espaço no futebol. Então, acredito que vai ser uma competição bastante equilibrada, principalmente no nosso grupo, com exceção de dois ou três adversários com um poder de investimento um pouco maior, que seriam Monsoon, União Frederiquense e Glória”, avaliou.

Caminho na competição

O Brasil de Farroupilha pertence ao Grupo A, juntamente com Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União-FW e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, no Estádio das Castanheiras, quando recebe o Monsoon.

1º Rodada16 de abril às 15h30: Brasil-Far x Monsoon
2º Rodada24 de abril às 19h30: Veranópolis x Brasil-Far
3ª Rodada
30 de abril às 15h: Gaúcho x Brasil-Far
4ª Rodada7 de maio às 15h: Brasil-Far x Glória
5ª Rodada 14 de maio às 15h30: Tupi x Brasil-Far
6ª Rodada21 de maio às 15h: Brasil-FAR x Passo Fundo
7ª Rodada27 de maio às 19h: União Frederiquense x Brasil-Far
8ª Rodada03 e 04 de junho: Brasil-Far x União Frederiquense
9ª Rodada
10 e 11 de junho: Passo Fundo x Brasil-Far
10ª Rodada17 e 18 de junho: Brasil-Far x Tupi
11ª Rodada
24 e 25 de junho: Glória x Brasil-Far
12ª Rodada01 e 02 de julho: Brasil-Far x Gaúcho
13ª Rodada
08 e 09 de julho: Brasil-Far x Veranópolis
14ª Rodada
16 de julho: Monsoon x Brasil-Far

Plantel

– Goleiros: Ronaldo e Emanuel
– Laterais: Dudu Peixoto, Daros, Diego Hoffmann e Kunz
– Zagueiros: Adriel, Jean, Yago e Tiago
– Meias: Alan Schons, Vitório, Sananduva, Marlon, Maurício Nunes, Anelka, Matheus Vargas e Ceratti
– Atacantes: Matheo, Robert Willian, João Paulo, Robert, Ruan, Kerlly, Saldanha e Vitinho

– Técnico: Luciano Almeida

Última participação

A edição de 2022 do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte marcará a 27ª participação do Brasil de Farroupilha na competição. Desde 2004 a equipe trava uma luta pelo acesso à elite do futebol gaúcho.

No ano passado, o rubro-verde precisou lutar para se manter na competição, encerrando a fase classificatória na 6ª colocação do Grupo A, com 11 pontos, duas vitórias, cinco empates e sete derrotas. Na oportunidade, o último colocado, o Cruzeiro, tinha um ponto a menos que o Brasil.

História

Fundada em 1939, a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil, foi criada devido a necessidade de atrações esportivas e de recreação em Farroupilha. Em seus primeiros anos, o clube se dedicou ao futebol amador, e somente na década de 70 tornou-se profissional.

Seu primeiro título foi conquistado em 1986, quando foi campeão da Repescagem da Segunda Divisão Gaúcha, premiação que não existe nos dias atuais. Já em 1992, surgiu a maior conquista do alviverde, quando ergueu o troféu da Divisão de Acesso e chegou, pela primeira vez, à elite do futebol gaúcho.

No início dos anos 2000, porém, a história mudou para o Gigante das Castanheiras, quando o clube foi rebaixado e voltou para o Gauchão A2, quando iniciou um processo de tentativa de recuperação, que segue até os dias atuais.

Casa do Brasil, o Estádio das Castanheiras foi inaugurado em 1980 e concedido ao clube rubroverde. O local passou por reformas em 2007 e em 2011, ganhando novos espaços, além de reparos nas arquibancadas e gramado.

O estádio fica dentro do Parque Cinquentenário, que recebe a Fenakiwi, maior evento do município. O local tem capacidade para receber cinco mil torcedores.