Quatro pessoas são presas em ação contra roubos a carteiros e veículos dos Correios na Capital

Quatro pessoas são presas em ação contra roubos a carteiros e veículos dos Correios na Capital
(Créditos: Polícia Federal / Divulgação)

Quatro pessoas foram presas, suspeitas de integrarem uma quadrilha de roubos a carteiros e veículos dos Correios, na Zona Norte de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (13), agentes da Polícia Federal, e da Brigada Militar (BM), cumpriram quatro mandados de prisão preventiva, além de cinco ordens de busca e apreensão. A investigação começou em novembro de 2022, após um grupo armado roubar um veículo dos Correios que fazia entrega de encomendas no Bairro Rubem Berta.

Tu viu?

Médicos do IPE Saúde decidem manter paralisação até 2 de maio em todo o RS
Emissão do visto de turista para os EUA fica cerca de R$ 125 mais cara a partir de 30 de maio

Segundo dados divulgados pelo portal G1, no ano passado, os Correios registraram 41 ocorrências de roubo ou furto de carteiros e veículos da empresa. Das 22 situações registradas em Porto Alegre, 10 ocorreram na Zona Norte. Neste ano, a empresa já contabiliza 10 casos, no período de janeiro a março.

Ainda conforme apuração do G1, somente em março deste ano, foram seis assaltos e um furto na Região Metropolitana. Em uma unidade dos Correios em Canoas, as entregas precisaram ser suspensas por dois dias.

Além dos Correios, profissionais que realizam entregas de carro, principalmente os que não têm a identificação da empresa, são os principais alvos dos criminosos.

É uma quadrilha bastante organizada. Não são violentos com os trabalhadores, mas pegam pertences como celulares. E também são bastante ousados, né? O último assalto foi a 700 metros da delegacia de polícia de Canoas. E, se tu olhar por outro lado, ali bem pertinho, a menos de 2 quilômetros, tem o Batalhão da Brigada Militar“, diz o secretário-geral do Sindicato dos Correios no RS, Alexandre dos Santos Nunes, em entrevista ao G1.

De acordo com a Brigada Militar, transportes de cargas pesadas também são alvo. De janeiro a março deste ano, o Estado registrou 142 roubos a motoristas de caminhão. Segundo a instituição, as cargas de cigarro lideram a lista das mais roubadas.