Grêmio e Cruzeiro se reencontram pela primeira vez após Série B; confira o que mudou nos clubes

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Grêmio e Cruzeiro vão se reencontrar oito meses depois do último confronto entre as equipes na Série B de 2022. Com mudanças no time, comissão técnica e planejamento, os dois clubes vivem momentos distintos em 2023. Confira o que mudou desde o último duelo entre os times.

Tu viu?

Cruzeiro x Grêmio: onde assistir, escalações e tudo sobre o jogo da segunda rodada do Brasileirão

Grêmio abre venda de ingressos para jogo da Copa do Brasil contra o ABC

O último encontro dos dois tradicionais times do futebol brasileiro foi no dia 21 de agosto, em partida válida pela 25º rodada do Série B. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e os gols do Grêmio foram marcados por Diego Souza, já quem anotou para a Raposa foi Luvannor e Rafael Silva. 

A primeira mudança é na comissão técnica. Na época Roger Machado e Paulo Pezzolano comandavam as equipes. Roger deixou o comando do Tricolor dois jogos depois, sendo substituído por Renato Portaluppi. Já o uruguaio concluiu o torneio com muito respaldo, porém não aguentou a sequência de resultados ruins neste início de temporada e deixou o Cruzeiro no mês passado. 

Dentro de campo, o Grêmio conta apenas com dois jogadores na equipe titular que iniciaram aquela partida. Bruno Alves e Bitello. O Cruzeiro também tem o mesmo número. O goleiro Rafael e o zagueiro Lucas Oliveira. 

Ainda no elenco gremista seguem Brenno, Natã, Villasanti, Ferreira e Diego Souza, todos opções no banco de reservas Tricolor. No Cruzeiro, Bruno Rodrigues, Neto, Machado e Daniel também são opções ao decorrer da partida. 

Na ocasião do confronto, o Cruzeiro se encaminhava com tranquilidade para voltar à Série A e planejava um ano mais tranquilo em 2023. O Grêmio por sua vez, vivia instabilidade, com o mau futebol apresentado em campo, a desconfiança em Roger e um período eleitoral se aproximando. Contudo, em 2023, os clubes vivem situações diferentes. O Grêmio conquistou o Estadual e sofreu apenas uma derrota no ano. Já a Raposa não chegou na final do Mineiro e sofreu seis derrotas, em 12 partidas. 

Grêmio 2 x 2 Cruzeiro 21/8/22 – Arena do Grêmio 

Grêmio: Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves, Nicolas; Lucas Leiva, Bitello e Villasanti; Biel, Ferreira e Diego Souza. Técnico: Roger Machado. 

Entraram: Guilherme, Campaz, Janderson, Thaciano e Elkeson. 

Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock; Bruno Rodrigues, Neto Moura, Filipe Machado, Matheus Bidú; Daniel Jr. Luvannor e Chay. Técnico: Paulo Pezzolano. 

Entraram: Wesley Gasolina, Rafael Silva, Lincoln, Willian Oliveira, Pablo Siles.

Provável Grêmio para o confronto de sábado: Adriel, João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Bitello, Vina, Cristaldo e Nathan; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi

Provável Cruzeiro para o confronto de sábado: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castan, Marlon; Richard Coelho, Ramiro; Wesley, Mateus Vital, Nikão (Bruno Rodrigues) e Gilberto. Técnico: Pepa.